Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Um litígio envolvendo o Piauí e o Ceará poderá alterar a divisão dos estados e o próprio mapa do país. A disputa territorial diz respeito a uma região de 2,8 mil quilômetros quadrados na fronteira entre os dois estados, equivalentes a 13 municípios que atualmente fazem parte do território cearense, mas que faziam parte anteriormente do Piauí, e corre no Supremo Tribunal Federal desde 2011, quando a Procuradoria Geral do Estado do Piauí reivindicou as áreas – mas em verdade a disputa remonta a um dilema muito anterior, que teve início ainda durante o período imperial do Brasil, na segunda metade do século XIX, com o pleito piauiense se arrastando pela justiça desde então.
Um dos pontos de fronteira entre o Piauí e o Ceará
-Piauí é o estado com mais florestas naturais preservadas fora da Amazônia
Oficialmente, a questão teve início em 1865, quando o governo do Ceará criou a freguesia de Amarração, hoje chamada Luís Correia, dentro do território do Piauí, em região que incluía as nascentes do Rio Poti, um dos principais da bacia do Parnaiba: por conta de uma forte seca enfrentada pelo estado no período, o Imperador Dom Pedro II decidiu ceder a área ao Ceará, referente aos municípios de Principe Imperial e Independência, hoje chamado Cratéus, ambos originalmente parte do território piauiense. Em 1880, a fronteira entre os dois estados foi traçada por um Decreto Imperial, e desde então o Piauí começou a disputa pelo território de 2,8 mil quilômetros quadrados na Serra da Ibiapaba.
Área de Proteção Ambiental na Serra da Ibiapaba, dentro do município de Tianguá
-A história pouco contada dos campos de concentração da seca no Nordeste
Um acordo determinou, em 1920, que o governo federal realizasse um levantamento geográfico a fim de possivelmente melhor definir as fronteiras, mas tal revisão jamais aconteceu. Desde então, outros acordos foram tentados sem sucesso, causando dificuldades para a administração das cidades da região em disputa. A ministra Cármen Lúcia, que é relatora do processo atual, estabeleceu que uma nova perícia fosse realizada pelo Exército, sob responsabilidade do Comando do Serviço de Cartografia do Exército Brasileiro e pelo Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT): a perícia ainda está sendo realizada, e poderá enfim resolver o dilema, mas questões orçamentárias vêm atrasando o processo.
Mapa mostrando a divisão atua e, em destaque, a área disputada na fronteira
Mapa de 1861 mostrando o Ceará sem os municípios de Crateús e Independência
-10 mapas para ver o mundo com novos olhos
Enquanto o deputado estadual Franzé Silva (PT), vice-presidente da Assembleia Legislativa do Piauí e presidente da Comissão de Estudos Territoriais da Assembleia Legislativa do Piauí (Cete) afirmou, por nota, estar confiante de que a perícia será favorável ao seu estado, a governadora do Ceará, Izolda Cela (PDT), compareceu a uma audiência no STF para “tratar sobre o caso” e defender o seu estado. Na área em disputa, que poderá deixar de pertencer ao Ceará e passar a fazer parte do território do Piauí, estão os municípios de Viçosa do Ceará, Carnaubal, Ubajara, Crateús, Tianguá, Croatá, São Benedito, Guaraciaba do Norte, Poranga, Granja, Ibiapina, Ipaporanga e Ipueiras.
Mapa de 1761 mostrando o litoral piauiense para além do rio Timonha, incluindo a região
Publicidade
A perda de alguém que você ama é sempre muito difícil, e o momento de dor e luto pode durar por muito tempo. É o...
O julgamento dos responsáveis pelo incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, vem sendo marcado...
Nomeado nessa sexta-feira, 2, para integrar a Comissão de Anistia, o ex-sargento do Exército - durante o regime...
O presidente do Grupo Boticário, Artur Grynbaum, anunciou nesta terça-feira (29), por meio de uma postagem em seu...
Jair Bolsonaro vai acabar com o horário de verão. O presidente confidenciou a informação durante café da manhã...
Chamada de "Kardashian afegã", a cantora Aryana Sayeed viveu uma experiência angustiante ao fugir do Afeganistão....
A Prefeitura de São Paulo sancionou o projeto de lei que proíbe a utilização de embutidos, como salsicha, salame,...
Tudo começou no dia 4 de janeiro, quando o perfil Egg Gang foi criado no Instagram, com o objetivo de quebrar o...
A crise econômica e a terrível escassez de alimentos que atinge a Venezuela parece não ter mesmo precedentes,...