Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
No ano passado, noticiamos que o mais novo ditador latinoamericano, Nayib Bukele, havia oficializado a adoção do bitcoin como moeda nacional de El Salvador. Contudo, o projeto cripto-estatal do salvadorenho de origem palestina está indo à bancarrota.
No início do ano, um bitcoin tinha valor estimado em US$ 38 mil. Em 19 de maio, US$ 29 mil. A queda de 29% no valor de mercado em menos de 5 meses não foi observada em nenhuma moeda ao redor do mundo.
Nayib Bukele ascendeu na política salvadorenha com história curiosa; o millenial filho de imigrantes palestinos era o outsider de um país marcado pela polarização, mas se tornou extremamente autoritário
Quando El Salvador anunciou a adoção do bitcoin, Bukele ordenou a compra de quase 100 milhões de dólares em bitcoins para manter “no caixa” do país. Contudo, como o BTC é descentralizado, o governo não pode “frear” sua desvalorização através de políticas macroeconômicas. Ou seja; o país perdeu uma boa parte de sua grana para poder fazer uma transição às criptomoedas.
Agora vem a segunda parte do problema: como todo país do mundo, El Salvador toma dinheiro emprestado de investidores nacionais e internacionais para fazer obras públicas, construções, etc. Atualmente, os títulos salvadorenhos prometem uma renda de quase 25% ao ano. Para se ter uma ideia, no Brasil, o título mais lucrativo rende pouco mais do que a SELIC (12%).
Na esteira de El Savador: Cuba aposta em criptomoedas para driblar bloqueio dos EUA
Os rendimentos impraticáveis dos títulos atuais fizeram com que El Salvador anunciasse uma nova rodada de títulos. Agora, o governo prometia retorno de 6% do valor aplicado por ano. E tudo em bitcoin. O problema é o seguinte: se a moeda desvalorizar brutalmente, como o governo irá pagar? Dos 5 bilhões de crédito em títulos, 0 foram investido. Nenhum capitalista se arriscou em emprestar seu dinheiro para El Salvador; há muito risco envolvido nas criptomoedas.
Após Bukele fechar a Suprema Corte e invadir o Congresso com militares, salvadorenhos foram às ruas para se manifestar contra sua política econômica e contra avanços ditatoriais no país
Por outro lado, Bukele anunciou para sua população que a adoção do Bitcoin como moeda oficial seria a transição para um El Salvador mais rico e independente. O presidente não pode dar passos atrás em seu projeto criptofascista e só pode rezar pelo aumento no valor da criptomoeda.
– Serra Leoa vai ser o primeiro país a usar blockchain nas eleições
O país está a beira da bancarrota: dificilmente irá conseguir pagar seus títulos atuais e não conseguiu dinheiro emprestado para conseguir se arranjar economicamente. El Salvador também perdeu grandes reservas devido à desvalorização do BTC e não sabe como recuperar o investimento.
Para completar, as agências de crédito internacional reduziram drasticamente a classificação de El Salvador em seus ratings. Agora, a Fitch considera que o país pode estar à beira da moratória (ou seja, do calote). Uma crise financeira desse nível seria um grande golpe na economia salvadorenha e uma dura queda para o projeto político de Nayib Bukele.
Publicidade
Para quem gosta de ouvir uma boa música, poucas coisas são tão prazerosas do que curtir seu som preferido com um...
Enquanto alguns brasileiros buscam rechaçar o uso da tecnologia nas eleições e retomar o uso de cédulas de papel,...
Esqueça todos os devaneios que tínhamos no final do século passado sobre como seria o futuro. Se carros voadores...
A tecnologia promete dar um empurrãozinho na luta contra a pornografia infantil. É o que anuncia o Google em seu mais...
O homem sempre gostou de tentar prever o futuro. No início dos anos 2000, nós nunca imaginamos que um dia poderíamos...
Constantemente acusada de favorecer somente os grandes artistas bem-sucedidos, a plataforma Spotify finalmente anunciou...
A realidade agora é que estamos cada vez mais trabalhando ou estudando em casa. Como esse novo formato nos pegou de...
No começo da tarde dessa segunda-feira, todos os serviços do Facebook - a própria rede social, o Whatsapp e o...
Com a pandemia e a rotina de reuniões e aulas remotas sendo a realidade de muitos, a pesquisa por fones de ouvido...