Viagem

Enorme floresta é descoberta em buraco com quase 200 metros de profundidade na China

26 • 05 • 2022 às 08:10 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Jornalista, escritor e músico, Vitor Paiva é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade.

Uma floresta antiga e intocada foi encontrada dentro de um sumidouro, espécie de buraco gigante localizado na região de Guangxi, província ao sul da China. A expedição se encerrou no dia 20 de maio, e descobriu no local árvores de até 40 metros de altura rodeadas por vegetação densa, formando uma floresta primitiva e preservada que, por sua posição, pode reunir espécies desconhecidas da ciência: ao menos outros 30 sumidouros semelhantes existem na região.

Registro do novo sumidouro encontrado em Guangxi, o 30º descoberto na província

Registro do novo sumidouro encontrado em Guangxi, o 30º descoberto na província

-México chama atenção do mundo por cratera gigante que não para de crescer

Localizado próximo à vila de Ping’e, o buraco explorado – chamado em chinês de Tiankeng, ou “poço celestial” – é, porém, o maior encontrado na região, com cerca de 306 metros de comprimento, 150 metros de largura e 192 metros de profundidade. Em seu interior foram encontradas três cavernas, e em uma delas foi descoberta a floresta.  “Eu não ficaria surpreso em saber que existem espécies encontradas nessas cavernas que nunca foram relatadas ou descritas pela ciência até agora” afirmou Chen Lixin, cientista que liderou a expedição.

-Esta incrível caverna na China tem 100 pessoas lá morando, quadra de basquete e até uma escola

Segundo relato à imprensa local, os exploradores desceram mais de 100 metros em um rapel, e ainda caminharam por algumas horas para alcançar o fundo do sumidouro. Na floresta, Lixin e sua equipe encontraram, além das imensas árvores, uma vegetação de chão tão densa e alta que alcançava a altura de seus ombros. Por sua topografia singular, que inclui as mais incríveis formações rochosas e grandes sistemas de caverna, a paisagem do sul da China é reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Parte da intensa floresta descoberta dentro do "buraco" ao sul da China

Parte da intensa e intocada floresta descoberta dentro do “buraco” ao sul da China

-O fotógrafo Ryan Deboodt captou imagens incríveis da maior ‘caverna de rio’ do mundo

Os buracos gigantes da região são formados através da dissolução do solo rochoso por conta das águas subterrâneas que provocam desmoronamentos. A formação é chamada de “paisagem cárstica”, e é encontrada também principalmente no México e em Papua Nova Guiné – a abertura descoberta recentemente, porém, é especialmente rara, já que oferece profundidade e entrada de luz suficientes para formar a grande floresta encontrada.

Registro parcial do buraco em vídeo registrado

Registro parcial do buraco em vídeo registrado pela CGTN

-O fantástico restaurante que fica na encosta de uma montanha na China

O maior sumidouro conhecido do mundo também fica na China: com cerca de 610 metros de profundidade, o Xiaozhai Tiankeng se localiza no Parque Nacional Tiankeng Difeng, na cidade de Xunquim, no sudoeste do país.

Xiaozhai Tiankeng, o maior sumidouro conhecido no mundo

Xiaozhai Tiankeng, o maior sumidouro conhecido no mundo, em Xunquim

Publicidade

© foto 1: Expedição de Guangxi/cortesia

© fotos 2, 3: CGTN/Twitter/reprodução

© foto 4: Wikimedia Commons


Canais Especiais Hypeness