Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A comissária de bordo sérvia Vesna Vulović tinha apenas 23 anos quando sobreviveu a uma queda de mais de 10 mil metros de altura sem paraquedas, no dia 26 de janeiro de 1972, em recorde que permanece até hoje, passados 50 anos. O acidente aconteceu enquanto o voo 367 da JAT Yugoslav Airways sobrevoava a antiga Checoslováquia, hoje República Tcheca, e explodiu a 33.333 pés de altura, durante uma viagem que vinha de Estocolmo, na Suécia, com destino a Belgrado, na Sérvia: dos 23 passageiros e 5 tripulantes, somente Vesna sobreviveu.
A comissária de bordo sérvia Vesna Vulović, à época do acidente que sobreviveu
-Piloto passa mal e passageiro pousa avião com ajuda da torre: ‘Não sei fazer nada’
Antes de chegar à capital da Sérvia, o voo tinha planejado duas escalas: a primeira se deu em Copenhague, na Dinamarca, onde uma nova tripulação, que incluía Vesna, embarcou – a segunda parada, que seria em Zagreb, na Croacia, não aconteceu. 46 minutos após a decolagem, uma explosão despedaçou o avião, lançando as pessoas a bordo ao ar e à temperatura congelante da altitude extrema. A comissária, porém, encontrava-se na parte de trás da aeronave, que caiu numa floresta na vila de Srbská Kamenice, na Checoslováquia, e resistiu com vida presa a um carrinho de comida que estava na cauda do avião.
Um avião McDonnell Douglas DC-9 da JAT Airways exatamente igual ao que explodiu em 1972
-Conheça o homem que escapou 7 vezes da morte e ainda ganhou na loteria
A explosão aconteceu no compartimento de bagagens da aeronave, e partiu o avião em três pedaços: a cauda da fuselagem, onde Vesna se encontrava, teve sua velocidade reduzida pelas árvores da floresta, e caiu sobre uma grossa camada de neve em uma angulação perfeita. Segundo a equipe médica, a baixa pressão sanguínea da jovem provocou um rápido desmaio no momento da despressurização, que impediu que seu coração sentisse o impacto. A comissária permaneceu dias em coma, e enfrentou um traumatismo craniano, e fraturas das duas pernas, em três vértebras, na pélvis e nas costelas.
Os destroços do voo, de onde a comissária foi tirada com vida
-Avião que caiu na China com 132 a bordo pode ter sido derrubado por pessoa na cabine
Vesna Vulović permaneceu 10 meses sem conseguir andar durante sua recuperação, mas foi recebida com honrarias em sua Iugoslávia natal: a medalha e o certificado por sua entrada no Guinness Book, o livro dos recordes, lhe foi oferecida pelas mãos de Paul McCartney, seu ídolo de infância. As investigações concluíram que o acidente foi provocado por um atentado terrorista, realizado pelo grupo terrorista ultranacionalista croata Ustashe, com uma bomba colocada em uma maleta no compartimento de bagagem.
Vesna nos anos 1980, recebendo a medalha por seu recorde de Paul McCartney
-Sobreviventes de acidentes posam para conscientizar sobre direção segura
Após o acidente e sua recuperação, Vesna seguiu trabalhando no escritório da JAT Airways até o início dos anos 1990, quando foi demitida por protestar contra o governo de Slobodan Milošević, então presidente da Sérvia. Seus últimos anos de vida foram passados em um apartamento pequeno em Belgrado, com uma pensão de 300 euros por mês que a manteve em profunda pobreza. “Sempre que penso no acidente, sinto predominantemente um sentimento de culpa por ter sobrevivido e eu choro. Então acho que talvez não devesse ter sobrevivido”, ela disse. “Não sei o que dizer quando as pessoas dizem que eu tive sorte”, observou. “A vida é tão difícil hoje”. Vesna faleceu por problemas cardíacos em 2016, aos 66 anos.
Publicidade
Quem compra roupas cada dia em uma loja já deve ter reparado em uma certa variação nos tamanhos. Enquanto em uma...
Na última semana, o casal curitibano João Pedro Schonarth, de 29 anos, e Bruno Banzato, de 31, foi vítima de um...
Luiza Trajano é presidente do conselho varejista da Magazine Luiza. A empresária tomou uma atitude importante pela...
As legendas das fotos não costumam ser a parte mais importante de publicações no Instagram, mas vale a pena ler as...
A final desta edição do MasterChef amadores deu o que falar. Com direito a presença luxuosa de Gretchen entre os...
Ao menos 3,5 milhões de pessoas vivem ao lado de barragens com risco de rompimento. Relatório da Agência Nacional de...
Vencedor do BBB 10, o lutador Marcelo Dourado gravou um vídeo para se retratar por ter sido homofóbico dentro do...
Você terminaria um relacionamento por dinheiro? Foi o que uma usuária do Reddit fez. A história foi contada em um...
O ator John Boyega fez um impactante discurso em uma marcha em defesa das vidas negras no Hyde Park, em Londres....