Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Alguns golfinhos aproveitam as propriedades medicinais dos corais no Mar Vermelho para curar eventuais doenças de pele, e se esfregam contra os recifes como se fossem cremes esfoliantes especiais. A descoberta revela um verdadeiro hábito higiênico dos animais, e foi publicada recentemente na revista científica iScience, mas remonta à pesquisa iniciada em 2009, quando a bióloga e mergulhadora Angela Ziltener, da Universidade de Zurique registrou o inesperado comportamento dos golfinhos-nariz-de-garrafa entre os animais marinhos invertebrados no mar da costa do Egito.
O comportamento dos golfinhos parece ter objetivo médico – para sarar doenças de pele
-Golfinhos ‘falam’ entre si para combinar movimentos sincronizados; veja vídeo
Enquanto registrava os golfinhos se esfregando contra os recifes de corais, Ziltener reparou que os animais repetiam frequentemente o processo, e sempre contra os mesmos organismos: é sabido que outros animais marinhos, como orcas e belugas, costumam se esfregar contra a areia, por exemplo, possivelmente para realizar algum tipo de limpeza. Durante a investigação com os golfinhos no Mar Vermelho, porém, a bióloga e sua equipe perceberam que os corais liberavam uma espécie de muco, que tingia a pele dos animais – feito fosse um creme ou medicamento.
Dolphins rub themselves against special corals to treat their skin problems. Researchers at the Universities of Zurich and Giessen show that these corals have biospecific properties. @DWAORG @jlugiessen https://t.co/mBxNP3w5Wg pic.twitter.com/QIgAt6WO41
— University of Zurich (@UZH_en) May 19, 2022
-Golfinhos são capturados e mortos através do uso de tortura sonora
Foi a partir de tal descoberta que, em 2019, a equipe de pesquisadores analisou duas amostras dos corais e esponjas locais, das espécies Rumphella aggregata e Sarcophyton sp., e um coral do tipo Ircinia sp., e encontrou 17 substâncias antibacterianas ou antioxidantes nos preferidos como esfoliantes entre os animais. “[Esses componentes químicos] podem ser úteis para profilaxia ou tratamento auxiliar contra infecções microbianas”, afirmou Gertrud Morlock, autora principal do estudo e química da Universidade alemã de Giessen. “É como se eles estivessem tomando banho, se limpando antes de dormir ou acordar”, diz a cientista.
No vídeo, os animais aparecem se esfregando repetidas vezes contra o mesmo coral
-Novo recife de coral recém descoberto é maior que o Empire State Building
“A fricção repetida permite que esses metabólitos ativos entrem em contato com a pele dos golfinhos, ajudando-os a alcançar homeostase da pele, e sendo útil para tratamentos profiláticos ou auxiliares contra infecções microbianas”, diz o texto do artigo. Além de explicar a razão do comportamento dos golfinhos, o estudo também reitera a importância urgente da preservação dos invertebrados nos recifes, como forma de também proteger a saúde do planeta – e dos golfinhos.
17 substâncias antibacterianas ou antioxidantes foram encontradas nas amostras analisadas
Publicidade
As estatísticas da atual pandemia no Brasil já são o suficiente para embrulhar nosso estômago e dobrar nossos...
Nessa quinta-feira (12), o ator Tarcísio Meira teve sua morte confirmada. Vitimado pela covid-19, o astro da...
Um astrônomo registrou mais de 300 meteoros durante o fenômeno de Eta Aquáridas em Santa Catarina no último dia 4...
Um animal de 18 mil anos descoberto congelado na camada de permafrost do solo na região de Yakutsk, na Sibéria –...
Depois que Plutão foi rebaixado a planeta-anão, parece que faltava alguma coisa no Sistema Solar... Agora, os...
Uma equipe de cientistas da Universidade do Havaí conseguiu registrar o planeta 2M0437b, considerado um dos planetas...
Uma garrafa portátil que, sozinha, consegue transformar qualquer água em potável. Parece ficção, mas não é. Esse...
Um estudo realizado em 2018 mostra que 1 em cada 6 indivíduos saudáveis traz uma variante acionável para genes...
Como se o seu título já não fosse assustador o suficiente, Michael Ryan, diretor de emergências da Organização...