Diversidade

Gabriela Loran: 1ª mulher trans em ‘Malhação’ se prepara para estreia em novela das 7 da Globo

Vitor Paiva - 13/05/2022 às 09:32

Depois de superar barreiras e preconceitos e brilhar ao se tornar a primeira artista trans em Malhação, a atriz carioca Gabriela Loran dá um novo importante passo em sua carreira e na afirmação e representatividade na TV e mesmo no país, e estará em Cara e Coragem, próxima novela das 7 da Rede Globo. Na trama, Gabi interpretará a personagem Luana, secretária da personagem Clarice, vivida na novela pela atriz Taís Araújo e, apesar de já ter confirmado que estará no ar até o fim da novela, ela ainda não sabe se a personagem propriamente será ou não uma mulher trans na história. A atriz, que trabalhou em Malhação entre 2018 e 2019 e, entre diversos outros trabalhos e conquistas pioneiras, também se tornou embaixadora da L’Oréal Paris.

A atriz carioca Gabriela Loran será a primeira mulher trans a estrelar uma novela

A atriz carioca Gabriela Loran estará na próxima novela das 7 da Globo

-MJ Rodriguez se torna a primeira atriz trans a ganhar um ‘Globo de Ouro’

Nascida em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio, desde cedo Gabi apresentava anseios artísticos claros, pedindo para fazer aulas de interpretação e canto – desejo que ela guardou até o final da adolescência, quando enfim ingressou no conceituado curso de teatro da CAL, no Rio, por vestibular através do FIES –  e conforme revelou em reportagem da revista Quem, o palco trouxe a ela mais do que sua profissão. “No teatro também me descobri, desabrochei enquanto mulher trans. Eu comecei Gabriel e terminei Gabriela. Eu nunca sentei com meus pais e falei ‘olha, eu sou isso, sou aquilo’. Eu nunca estive dentro de armário nenhum. Odeio esse negócio de estava dentro do armário, saiu do armário. Eu não sabia quem eu era, como é que eu vou sair de um lugar que eu nem sei quem eu sou?”, afirmou, em entrevista.

Gabi em cena de "Malhação": ela esteve na novela durante 2018 e 2019

Gabi em cena de “Malhação”: ela esteve na novela durante 2018 e 2019

-‘Miss Brasil’: quem é a 1ª mulher trans a participar do concurso de beleza

Após chegar às telas e às novelas, Gabi começou a se destacar também como influencer nas redes sociais e no Youtube, especialmente durante a pandemia, quando as oportunidades de trabalho naturalmente reduziram. Os temas em seus perfis são diversos, e a questão da representatividade e da afirmação trans naturalmente cruzam todos os assuntos. “A gente quer se enquadrar nos padrões. Já alisei meu cabelo, já fiz isso, aquilo. Hoje faço tudo a partir do que eu gosto e me sinto bem. Por isso que quando falam ‘ai, você nem parece trans’, isso não é um elogio. Eu tenho orgulho de ser trans do jeito que eu sou. A minha imagem é trans. Eu também exalto a beleza trans”, afirmou, na reportagem da Quem.

Gabi Loran no desfile das escolas de samba do carnaval 2022

Gabi Loran no desfile das escolas de samba do carnaval 2022

-Elliot Page, estrela de ‘Juno’, revela ser homem trans em texto inspirador: ‘Coração cresce’

A próxima novela das 7 tem estreia prevista para o dia 30 de maio, e será uma comédia romântica de ação, ao redor de dois dublês profissionais, vividos por Paolla Oliveira e Marcelo Serrado, e da empresária Clarice Gusmão, interpretada por Taís Araújo – que será patroa da personagem Luana. Além de Cara e Coragem, Gabi também está confirmada para a terceira temporada da série Arcanjo Renegado, da Globoplay. Junto à carreira de atriz, Loran também está no quarto período da faculdade de Psicologia: a ideia é, após concluir a formação, trabalhar principalmente no auxilio de pessoas trans e suas famílias.

Loran também está no quarto período da faculdade de Psicologia

Loran também está no quarto período da faculdade de Psicologia

Publicidade

© fotos 1, 2, 4: Instagram/reprodução

© foto 2: Rede Globo/reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Canais Especiais Hypeness