Ciência

Homem perde a memória após o sexo e ciência aponta caso de amnésia global transitória

27 • 05 • 2022 às 14:58
Atualizada em 27 • 05 • 2022 às 15:33
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Um homem de 66 anos foi diagnosticado com amnésia global transitória depois de celebrar o aniversário de casamento. O caso foi reportado na revista científica Irish Medical Journal e acabou ganhando bastante repercussão.

De acordo com o estudo publicado pelos médicos que atenderam o paciente, ele acabou tendo um caso de amnésia global transitória. Essa condição se configura por geralmente um esquecimento súbito sobre um momento específico que começa sem motivo aparente e pode durar entre 24 e 48 horas. Mas o que pode ter causado o esquecimento no irlandês?

O anônimo acabou tendo episódio de amnésia após fazer sexo com sua esposa

De acordo com o Departamento de Neurologia do Hospital Universitário Limerick,  a amnésia pode ter sido provocada pelo sexo. Explicamos.

O paciente celebrou intensamente o aniversário de casamento com 10 minutos de sexo com sua esposa, mas esqueceu completamente do que havia ocorrido.

Ele acordou no dia seguinte ao da celebração e não se lembrava de nada. “Depois de ver a data em seu telefone, ele ficou angustiado por ter esquecido seu aniversário de casamento no dia anterior. Ele, de fato, celebrou seu aniversário de casamento com sua esposa e família no dia anterior”, diz o estudo.

Segundo o relato, o homem se esqueceu de tudo o que havia ocorrido no dia da festa e perguntava incessantemente como isso era possível. “Sua memória autobiográfica permaneceu intacta, mas ele não se lembrava daquela manhã ou das comemorações da noite anterior. O homem questionou repetidamente sua esposa e filha sobre os eventos daquela manhã e do dia anterior”, completou.

– Adam Sandler e Drew Barrymore recriam ‘Como se Fosse a Primeira Vez’ de pandemia

O paciente foi levado ao hospital e passou por uma bateria de exames, mas nenhuma alteração foi encontrada. “Nenhum outro sintoma neurológico foi relatado e na chegada ao pronto-socorro seu exame neurológico estava completamente normal”, afirma o documento.

Eventos de amnésia global transitória ocorrem majoritariamente  pessoas a partir dos 50 anos e podem ser causados pelo ato sexual, mas também pela diminuição brusca de temperatura ou contato súbito com água quente.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Canais Especiais Hypeness