Ciência

Jovem de 13 anos é o ‘Sheldon’ da vida real e em breve iniciará seu doutorado em física

Vitor Paiva - 06/05/2022 às 09:16

Não é por acaso que o estudante estadunidense Elliott Tanner vem sendo chamado de Jovem Sheldon da vida real: com apenas 13 anos, ele está em vias de concluir sua formação em Física, com qualificação em Matemática, na Universidade de Minnesota. Enquanto joga Minecraft, ouve música – Tanner é especialmente fã de Steely Dan, Billy Joel e dos Beatles – , encontra os amigos e assiste a vídeos no YouTube como qualquer adolescente de sua idade, ele prepara sua volta à universidade no segundo semestre – para começar a cursar seu doutorado em Física, com especialização em física teórica de altas energias.

 Com 13 anos e iniciando seu doutorado, Elliott Tanner é o Sheldon da vida real

Com 13 anos e iniciando seu doutorado, Elliott Tanner é o Sheldon Cooper da vida real

-Medalha de ouro em Olimpíada Internacional de Física é de brasileiro de 17 anos

Sua história vem conquistando o público em todo o mundo, e o fez se tornar amigo de Iain Armitage, que interpreta o jovem Sheldon Cooper na série, spin-off de The Big Bang Theory. Segundo seus pais, Tanner começou a ler e compreender matemática com apenas 3 anos e, depois de anos sendo educado em casa, terminou a escola aos 8: um ano depois, estava começando a universidade. “As pessoas que conhecem a história de Elliott afirmam que ele não pôde ser uma criança, que ele cresceu rápido demais”, afirmou Michelle, mãe do jovem, que afirma, no entanto, que ele curtiu sua infância. “Ele ainda é muito um menino, e a única diferença é que ele vai estudar em um prédio diferente”, afirmou.

Tanner ao lado de Iain Armitage, estrela de "Jovem Sheldon", nos estúdios da série

Tanner ao lado de Iain Armitage, estrela de “Jovem Sheldon”, nos estúdios da série

O jovem vestido para sua formatura

O jovem vestido para sua formatura

-Garoto de 12 anos constrói sozinho um reator de fusão nuclear em seu quarto

De acordo com relatos do próprio doutorando, o interesse pela Física começou aos 6 anos de idade, e desde então se tornou um estudo onipresente: uma parte efetiva e apaixonada de seu dia a dia. “A Física tem o poder de descrever o mundo concreto. É incrível pra mim que a Física possa explicar tudo, da forma que as partículas dos raios cósmicos se espalham na atmosfera, à maneira que galáxias realizam suas danças cósmicas”, afirma o jovem, em seu site, explicando as motivações de sua paixão – e de sua carreira: seu sonho, afinal, é mais uma vez voltar à universidade, ao fim de seu doutorado, mas como professor.

Aos 8 anos, Tanner terminou a escola e entrou para a faculdade

Aos 8 anos, Tanner terminou a escola e entrou para a faculdade

-Quem é o brasileiro de 5 anos membro da sociedade de pessoas com alto QI mais famosa do mundo?

“Eu vou adorar espalhar um pouco da minha alegria e meu entusiasmo pela Física por aí”, afirmou, em entrevista à imprensa local. Não há dúvida que as capacidades intelectuais de Elliott o credenciam para realizar esse sonho com louvor: o que, por enquanto, pode se impor como pedra em seu caminho é o capitalismo, e a forma como as universidades cobram, de forma inclemente pelos estudos nos EUA. Por não ter bolsa nem investimento especial, a família não tem dinheiro para pagar os altos custos das mensalidades no país – e, para isso, os Tanners criaram uma página de financiamento coletivo, para ajudar a levantar as quantias, a fim de garantir o futuro acadêmico e profissional do Jovem Sheldon na mais plena realidade.

A família está realizando um financiamento coletivo para pagar os altos custos de estudo no país

A família está realizando um financiamento coletivo para pagar os altos custos de estudo no país

Publicidade

© fotos: Elliott Tanner/site/reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Canais Especiais Hypeness