Ciência

Jovem de MG que descobriu asteroide vai fazer curso na NASA e pode se tornar 1ª brasileira no espaço

26 • 05 • 2022 às 08:46
Atualizada em 30 • 05 • 2022 às 11:27
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

De Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte, para a NASA, a agência espacial dos Estados Unidos. Essa é a trajetória de Laysa Peixoto Sena Lage, de 18 anos, após descobrir um asteroide analisando imagens no computador de casa. 

Na época, Laysa cursava o segundo período de física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) pois sempre foi apaixonada pelas estrelas. No início de 2021, essa paixão se intensificou quando ela encontrou o primeiro asteroide, com a ajuda das ferramentas fornecidas pelo site da Nasa. O projeto é realizado em parceria com a The International Astronomical Search Collaboration. 

– NASA mostra o que acontece se um astronauta deixa cair algo no espaço

“Desde o início do ano, participo da caçada aos asteroides da Nasa. Eu vejo as imagens pelo telescópio e estudei o sistema solar do instituto no Havaí. Analiso pixel por pixel da imagem, percebo algumas características e valores. Aí fui enviando relatório para eles. Depois de um tempo, eles comprovaram que era um asteroide mesmo e, por enquanto, ele terá as iniciais do meu nome. Ganhei até certificado”, disse Laysa em entrevista ao G1. 

Laysa batizou o asteroide de LPS 003, suas iniciais

– Estudante brasileira detecta 46 asteroides e recebe certificado da Nasa pelo feito

Além da descoberta do asteroide, Laysa foi medalhista de prata na 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, em 2020, e chegou à final da Competição Internacional de Astronomia e Astrofísica, sendo contemplada com a de bronze. Esse currículo a ajudou a ser selecionada para a Expedição 36 do curso Advanced Space Academy da NASA, onde será treinada como astronauta. 

“Estou muito animada para o treinamento. Estou me preparando para os desafios que fazem parte de uma missão espacial e nada é mais empolgante que isso. Esse é um grande passo na minha jornada até me tornar a primeira mulher brasileira a ir ao espaço, que é meu maior objetivo”, disse. Após realizar uma “vaquinha” para para conseguir arcar com as despesas da viagem, o curso de Laysa começou oficialmente no último dia 24 de maio. 

Publicidade

Fotos: Reprodução / Instagram


Canais Especiais Hypeness