Inspiração

Kim Basinger revela luta contra ansiedade: ‘Eu não saía’. Entenda a fobia de lugares públicos

Redação Hypeness - 02/05/2022 às 10:17 | Atualizada em 04/05/2022 às 10:18

Kim Basinger, atriz vencedora do Oscar, conhecida por filmes como “L.A. Confidential” e “Batman“, de 1989, acaba de revelar sua luta contra o transtorno de ansiedade que afetou sua vida por anos. A artista falou no novo episódio de “Red Table Talk” sobre como é viver com agorafobia.

“Eu não saía de casa. Não ia mais jantar”, disse a atriz de 68 anos no programa comandado pelas anfitriãs Jada Pinkett Smith, Willow Smith e Adrienne Banfield Norris, em sua primeira entrevista pública em mais de 14 anos.

A agorafobia é “um medo ou ansiedade acentuados” em relação algumas situações que envolvem estar em lugares públicos. Usar transporte público; estar em espaços abertos com outras pessoas; estar em lugares fechados, como lojas ou teatros; ficar na fila ou estar na multidão; ou ainda simplesmente estar sozinho fora de casa, de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais.

—Empresa usa Realidade Virtual para tratar pânicos e fobias

“É realmente horrível sentir isso tão ferozmente quanto senti durante esses anos e não saber o que era”, continuou Basinger. “É como se algo se você se fechasse completamente para dentro e tivesse que reaprender tudo”, diz a atriz, relatando que teve que aprender novamente a dirigir e que não passava nem por túneis.

A Associação Psiquiátrica Americana observa que a agorafobia pode ser grave e os médicos só diagnosticam indivíduos com agorafobia se o medo for “intensamente perturbador” ou afetar significativamente sua vida diária. Os tratamentos para agorafobia podem variar, mas podem incluir psicoterapia cognitiva comportamental e medicação.

Segundo a professora Carmem Beatriz Neufeld, do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), os agorafóbicos sentem “medo de passar mal, ter ataques de pânico ou crises de ansiedade em locais como transportes públicos, aviões, navios, estacionamentos, shoppings, shows, cinemas, estádios de futebol, entre outros”, como explicou em entrevista ao Jornal da USP.

Kim Basinger acrescentou que, além dos desafios mentais da agorafobia, ela também experimentou sintomas físicos. “Você vive com a boca seca o tempo todo. Você está muito trêmula. Você está tão exausta o tempo todo”, disse ela.

—Mulher com agorafobia realiza o sonho de se tornar fotógrafa de viagens graças à tecnologia

Publicidade

fotos kim: getty images

foto red table talk: reprodução/instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness