Ciência

Lula gigante de dois metros é encontrada em praia da África do Sul

Vitor Paiva - 11/05/2022 às 18:57

As fotos de uma lula gigante encontrada nas areias da praia de Long Beach, em Kommetjie, nos arredores da Cidade do Cabo, na África do Sul, viralizaram no último dia 30 de abril, registradas e compartilhadas por Ali Paulus, moradora da região, que primeiro avistou o animal à beira do mar. Com mais de 2 metros de comprimento da cabeça à ponta dos tentáculos, o animal, encontrado sem vida, supera consideravelmente em tamanho uma das crianças que aparecem inspecionando o cefalópode, e o encontro é considerado raro, já que a espécie vive no fundo do mar, normalmente em profundidades entre 300 e 600 metros.

O imenso cefalópode foi encontrado já sem vida nas areias da praia

O imenso cefalópode foi encontrado já sem vida nas areias da praia

-O incrível encontro de uma bióloga com uma água-viva gigante

Não há, portanto, consenso sobre como o animal foi parar nas areias sul-africanas, mas uma foto revelando um grande corte acima de um dos tentáculos sugere um provável ferimento causado pelo motor ou pela estrutura de um barco. “Parece que o pobrezinho foi derrubado por uma hélice”, escreveu Ali Paulus, que é fundadora de uma organização pela conservação da vida selvagem intitulada Volunteer and Explore. Apesar da dimensão gigantesca para os padrões humanos, o animal encontrado era, segundo especialistas, provavelmente um filhote ainda em crescimento, já que as lulas gigantes podem alcançar ou mesmo superar 13 metros de comprimento.

A comparação com a criança dá a dimensão do animal encontrado

A comparação com a criança dá a dimensão do animal encontrado

Uma família observando o animal encontrado

Uma família observando o animal encontrado

-Mergulhadores filmam pyrosoma gigante, ‘ser’ raro que parece um fantasma do mar

Também conhecido como Lula-colossal, trata-se de um animal tão raro quanto fascinante, cujo primeiro registro de um exemplar da criatura marinha com vida foi realizado somente em 2004: uma lula gigante é capaz de “lançar” seus tentáculo a 10 metros de distância com força extraordinária, capaz de ferir até mesmo grandes feras do mar, como as baleias e até mesmo os cachalote. Além de dois grandes bicos afiados, cada uma de suas ventosas atinge até 5 cm de diâmetro, e os olhos da espécie, com tamanhos que alcançam os 30 cm de diâmetro, são os maiores de todo o reino animal.

A raridade do encontro começa pelo fato do animal viver nas águas mais profundas do oceano

A raridade do encontro começa pelo fato do animal viver nas águas mais profundas do oceano

-O rio australiano que é lar das maiores minhocas do mundo

Poucas lulas gigantes foram até hoje capturadas, e por isso pouco se sabe sobre o animal: não consenso sobre a quantidade de espécies existentes na natureza, nem mesmo sobre o possível tamanho que podem alcançar. Pesquisas sugerem que a lula gigante pode ser ainda maior entre os indivíduos adultos, estimando que possam chegar até a 22 metros de comprimento. O “pequeno” filhote encontrado em Kommetjie foi removido na tarde do dia 30 de abril, e levado para Museu de História Natural de Iziko, localizado na Cidade do Cabo, para se juntar aos outros 19 exemplares resguardados no acervo e estudados no museu.

Apesar da dimensão, a lula gigante era ainda um filhote

Apesar da dimensão, a lula gigante era ainda um filhote

Publicidade

© fotos: Instagram/reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Canais Especiais Hypeness