Ciência

Maior reserva de hidrocarbonetos não está na Terra, mas em Titã, a lua de Saturno

27 • 05 • 2022 às 09:52 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Jornalista, escritor e músico, Vitor Paiva é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade.

As maiores fontes de petróleo não estão em nenhum lugar do nosso planeta, mas sim em Titã, a lua de Saturno que possui as maiores reservas de hidrocarbonetos já descobertas em todo o universo – literalmente. Esqueçamos, portanto, a reserva venezuelana ou da Arábia Saudita e o pré-sal brasileiro: segundo cientistas do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, o material, que funciona como o principal constituinte do petróleo, é tão abundante por lá que literalmente chove na lua de Saturno, onde os lagos na superfície são maiores que todas as reservas de óleo e gás natural da Terra.

Registro da Titã, a incrível lua de Saturno - com mais petróleo do que toda a Terra

Registro da Titã, a incrível lua de Saturno – com mais petróleo do que toda a Terra

-Lua de Gelo de Saturno pode ser ‘oceano disfarçado’ e com condições favoráveis à vida

Formados a partir dos depósitos de matéria orgânica no fundo dos mares e lagos e da sedimentação afetada por pressões e temperaturas extremas, os hidrocarbonetos são compostos químicos com somente átomos de hidrogênio e carbono. São, portanto, substâncias da família de combustíveis como diesel, gasolina e gás natural, e servem como base essencial para tais produções: pois, em Titã, os muitos lagos e mares de sua superfície não são formados por água, mas sim por hidrocarbonetos na forma principalmente de metano e etano.

Titã é o único objeto extraterrestre que sabidamente possui lagos e mares em sua superfície

Titã é o único objeto extraterrestre que sabidamente possui lagos e mares em sua superfície

-O que se sabe sobre o asteroide possivelmente mais valioso do que toda a economia global

Nos últimos anos, a sonda Cassini mapeou parcialmente a superfície da lua de Saturno, e encontrou centenas lagos e mares formados por tais materiais orgânicos – de acordo com a Nasa, cada um desses pontos possui mais hidrocarbonetos que a soma de todas as reservas de gás e petróleo conhecidas na Terra. E o mesmo vale para as dunas no local comparadas ao nosso carvão: cada uma contém um volume de material orgânico centenas de vezes maiores que as reservas terrestres.

Registro dos lagos na superfície de Titã

Registro dos lagos na superfície de Titã

-Telescópio Hubble capta imagem do verão de Saturno incrivelmente nítida

O estudo recente de dados coletados pela extinta Cassini sugere que a formação de tais bacias em Titã possa ter se dado a partir de explosões subterrâneas – e vale lembrar que uma boa parte da lua não foi mapeada, e pode conter ainda mais formações surpreendentes. Trata-se, afinal, do único satélite natural no sistema solar que possui uma atmosfera espessa, bem como o único objeto conhecido fora da Terra a apresentar lagos e mares – preenchidos, no caso, por metano e etano líquido a 179 graus Celsius abaixo de zero.

Reconstrução em imagens de calor da Lua de Saturno

Reconstrução em imagens de calor da Lua de Saturno

Publicidade

© fotos: NASA/reprodução


Canais Especiais Hypeness