Debate

Marca de luxo vende tênis totalmente destruídos por quase 2 mil dólares cada

20 • 05 • 2022 às 10:47 Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

A grife Balenciaga anunciou uma nova linha de de sneakers que gerou muita polêmica nas redes sociais. A empresa de luxo espanhola anunciou a linha Paris Sneakers Destroyed, que são tênis totalmente destruídos no valor de US$ 2 mil (ou mais de 10 mil reais na cotação atual).

Novos tênis da Balenciaga causaram muita polêmica nas redes

A coleção mostra sneakers simples como modelos Converse e Vans completamente destruídos e sujos, com o aspecto de queimados e destruídos. Contudo, o valor é de marca de luxo. Os calçados acabaram se tornando alvo de debate, com muitas pessoas reclamando na internet.

“Se você comprou o tênis da Balenciaga de US$ 1.850 que parece ter sido atropelado por um cortador de grama, por favor, procure ajuda. Mas também entre em contato comigo porque eu gostaria de compreender o que você está pensando no momento da compra”, disse o escritor e comediante Brendan Dunne no Twitter.

Independentemente do gosto ou não, a estratégia da Balenciaga nos últimos anos tem sido o choque. E a medida parece ter dado certo: todos os modelos da linha Paris Sneakers Destroyed estão esgotados e devem ser revendidos no mercado paralelo por valores muito mais altos do que os originais 2 mil dólares.

A estratégia faz parte da lógica da Balenciaga. De acordo com o antropólogo do consumo Michel Alcoforado, ph.D em antropologia e executivo da empresa Consumoteca, a lógica da empresa é criar uma diferenciação a partir do choque e criar uma contraposição à indústria da moda.

Balenciaga é uma das principais marcas de luxo do planeta

“Seja limpo ou sujo, perfeito ou caindo aos pedaços, os objetos de luxo constroem seu valor sobre o simbólico, não é sobre a materialidade. E, quando a marca aposta nessa tensão, potencializa ainda mais atributos distintivos da Balenciaga”, disse o teórico em um texto no LinkedIn.

“Vende tênis, mas, ao contrário da concorrência que aposta nos limpíssimos, multicoloridos, com formas e tamanhos exagerados, aposta no bom e velho all star arruinado. Nesse jogo, reforça a distinção dos consumidores. O All Destroyed da Balenciaga é luxo pra chuchu”, completou Alcoforado.

 

 

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Fotos: Balenciaga


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