Ciência

Meteoro ‘bola de fogo’ brilha no céu e surpreende moradores de Santa Catarina; veja

26 • 05 • 2022 às 13:40 Yuri Ferreira
Yuri Ferreira   Redator É jornalista paulistano e quase-cientista político. É formado pela Escola de Jornalismo da Énois e conclui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Já publicou em veículos como The Guardian, The Intercept, UOL, Vice, Carta e hoje atua como redator aqui no Hypeness desde o ano de 2019. Também atua como produtor cultural, estuda programação e tem três gatos.

No último domingo (22), um meteoro fireball (bola de fogo) cortou o céu de Santa Catarina e surpreendeu moradores com um brilho extremamente intenso.

O bólido passou pela atmosfera e brilhou às 04h57 da madrugada. Ele foi registrado por câmeras de pelo menos três estações da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON).

Meteoro em Santa Catarina teve brilho intenso no fim da madrugada de domingo (22)

De acordo com a Bramon, o meteoro foi visível no céu por cerca de 3,3 segundos, e atingiu velocidade de mais de 72 mil km/h.

As imagens surpreendem por conta da coloração esverdeada do objeto, que atinge um pico de luz, iluminando todo o céu e, posteriormente, ganha um tom amarelado.

– Maio termina com chuva de meteoros visível em todo o Brasil

“Geralmente, a cor verde indica que o fenômeno ocorreu nas camadas mais altas da atmosfera”, disse, ao Canaltech, Jocimar Justino de Souza. “Quando [o meteoro] chega nas camadas mais baixas, a tendência é ficar amarelado”, finalizou o membro da Bramon.

Câmeras em Monte Castelo e Florianópolis, ambas em Santa Catarina, registraram a passagem do bólido. Além disso, ele também foi visualizado na linha do horizonte em Canitar, no interior de São Paulo.

Também em SC: Detritos do cometa Halley são vistos durante chuva com mais de 300 meteoros no céu de SC

O cruzamento dos dados mostrou que o meteoro desapareceu na região da Ilha do Arvoredo, no Oceano Atlântico, a cerca de 52 km de altitude.

Confira o vídeo do meteoro em Santa Catarina:

Leia: Primeiro eclipse total da Lua e chuva de meteoros são destaques astronômicos de maio

Publicidade

Canais Especiais Hypeness