Viagem

Metrô de ponta-cabeça do início do século 20 atrai turistas para cidadezinha da Alemanha

24 • 05 • 2022 às 16:11
Atualizada em 24 • 05 • 2022 às 17:12
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Na cidade de Wuppertal, na Alemanha, uma linha de trem cruza a região não pelo chão, mas pelo alto – com trilhos suspensos e o trem vagando como se estivesse de cabeça pra baixo.

Intitulada Wuppertal Schwebebahn, a “Estrada de Ferro Suspensa de Wuppertal” funciona desde o início do século XX, e se tornou a mais antiga linha de trem suspensa em atividade no mundo. As construções do monotrilho começaram ainda no final do século XIX, em 1897, e a primeira viagem suspensa aconteceu na cidade em 1901, transportando o Imperador Guilherme II da Alemanha ao lado de sua esposa Augusta Vitória em sua inauguração.

O trem suspenso Wuppertal Schwebebahn é atração na cidade alemã desde 1901

O trem suspenso Wuppertal Schwebebahn é atração na cidade alemã desde 1901

-O futuro do transporte ecológico acaba de nascer com o trem alemão movido a hidrogênio

O sistema férreo suspenso foi projetado pelo engenheiro alemão Eugen Langen, e implementado em Wuppertal para resolver uma peculiaridade da cidade: por se localizar em um imenso vale às margens do rio Wupper, era impossível construir uma linha de metrô tradicional subterrânea, ou mesmo uma linha férrea normal para cruzar a região à época.

Estima-se que 20 mil toneladas de aço tenham sido utilizadas para concluir a “elevação” da linha férrea, cruzando 20 estações ao longo de 13,3 km de extensão.

Imagem da construção dos trilhos, em 1900: os trens começariam a viajar no ano seguinte

Imagem da construção dos trilhos, em 1900: os trens começariam a viajar no ano seguinte

em 1913, o trem suspenso já cruzava toda a cidade

em 1913, o trem suspenso já cruzava toda a cidade de Wuppertal

Cada vagão é capaz de transportar até 65 passageiros a cerca de 12 metros de altura sobre o rio, e 8 metros sobre as ruas da cidade. A viagem completa dura 35 minutos.

Um vagão mantido como era o trem original

Um vagão mantido como era o trem original

-Viagem de trem brasileira que está entre mais belas do mundo opera todos os dias nas férias

A novidade se revelou um sucesso desde sua inauguração, como permanece até hoje: a Wuppertal Schwebebahn é uma das atrações turísticas da cidade, que cresceu consideravelmente a partir do acesso oferecido pela linha de trem “de cabeça pra baixo”.

Desde então, Wuppertal se tornou um importante polo industrial e até mesmo cultural: é lá que se localiza, por exemplo, a sede da empresa farmacêutica Bayer e da histórica companhia de dança da coreografa Pina Bausch, intitulada Pina Bausch Tanztheater Wuppertal.

O trem suspenso de Wuppertal também é alternativa ao trânsito na cidade

O trem suspenso de Wuppertal também é alternativa ao trânsito na cidade

-Rokumon, o trem japonês que na verdade é um restaurante de luxo

Atualmente, restam somente alguns poucos vagões originais, utilizados como atração turística, já que os trens foram atualizados por versões mais modernas.

Assim, os trens suspensos de Wuppertal são especialmente seguros, com pouquíssimos incidentes registrados, e somente um acidente fatal em toda sua história, ocorrido em 1999, após uma obra nos trilhos, quando um vagão se chocou com um imenso gancho esquecido no caminho: cinco pessoas morreram e 47 ficaram feridas.

As linhas da Wuppertal Schwebebahn também cruzam as belas paisagens naturais da região

As linhas da Wuppertal Schwebebahn também cruzam as belas paisagens naturais da região

-McTrem: ascensão e queda do ambicioso plano do McDonald’s para conquistar as ferrovias

O trágico ocorrido não abalou, porém, a paixão da população local por seu trem suspenso, que transporta 25 milhões de passageiros por ano, e que, desde sua inauguração, já carregou mais de 2 bilhões de pessoas – como se estivessem voando sobre a cidade alemã.

São 25 milhões de pessoas transportadas anualmente pelo alto da cidade alemã

São 25 milhões de pessoas transportadas anualmente pelo alto da cidade alemã

Publicidade

© fotos: Wikimedia Commons


Canais Especiais Hypeness