Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A família Seixas Leal, acusada de escravizar a doméstica Madalena Santiago da Silva por 54 anos, afirmou que não pagava salário à vítima por considerá-la “da família”.
Madalena passou 54 anos sofrendo com violência de família branca em Lauro de Freitas (BA)
Madalena foi resgatada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). O caso ganhou repercussão na mídia e nas redes sociais após a vítima chorar ao encostar nas mãos de uma repórter da TV Bahia. A recém-liberta afirmou que “tinha medo” de pegar na “mão branca” da jornalista Adriana Oliveira.
Durante a conversa com a jornalista, Madalena relatou diversos casos de racismo. De acordo com a empregada doméstica, a família Seixas Leal foi responsável por diversas agressões.
“Eu estava sentada na sala, ela passou assim com uma bacia com água e disse que ia jogar na minha cara. Aí eu disse: ‘Você pode jogar, mas não vai ficar por isso’. Aí ela disse: ‘Sua negra desgraçada, vai embora agora’, disse Madalena à TV Bahia.
Confira o vídeo que viralizou nas redes sociais:
Isso aqui me quebrou todinho. E tem filha da puta nesse país que fala que não existe racismo pic.twitter.com/CRQgdEYPPI
— Dudu (@Dudu) April 28, 2022
Após a repercussão, mais informações sobre o caso foram divulgadas à imprensa. De acordo com Sônia Seixas Leal, responsável pela escravização de Madalena, a doméstica não era paga porque era considerada “da família”.
“É uma forma que a pessoa [empregador] usa para poder não garantir os direitos da empregada doméstica. E essa trabalhadora não é da família, ela está vendendo a sua mão de obra para uma pessoa que precisa do serviço”, explica Creuza Oliveira, presidente do Sindicato das Domésticas da Bahia ao G1. “Se ela fosse da família, teria direito a herança, teria direito a usar o elevador social, piscina, fazer faculdade e estudar, como a família faz.”
– Brasil é o país onde 81% veem racismo, mas apenas 4% admitem discriminação contra negros
A família Seixas Leal submeteu Madalena a condições de trabalho análoga à escravidão por cerca de cinco décadas. Além disso, roubou aposentadorias e fez dívidas no CPF da vítima.
Atualmente, Madalena recebe seguro desemprego e um salário mínimo graças a uma ação cautelar do Ministério do Trabalho e Previdência (MPT). A Justiça bloqueou R$ 1 milhão em bens da família Seixas Leal para indenizar a vítima por danos morais, além de verbas recisórias.
Pessoas brancas que tem empregadas doméstica usam frequentemente o termo “é da família” para poder praticar exploração. Se ela fosse da família, teria direito a herança, teria direito a usar o elevador social, piscina, fazer faculdade e estudar, como a família faz.
— comanda da mesa (@jabes_almeida) May 2, 2022
E que tipo de família faz isso?
“A Justiça do Trabalho bloqueou R$1 milhão em bens da família que submeteu a doméstica Madalena Santiago da Silva, 62 anos, a trabalho análogo à escravidão durante 54 anos.” pic.twitter.com/XFJAvdOnva
— Capirotinho (@o_capirotinho) May 2, 2022
Pergunto: Madalena Santiago da Silva, de 54 anos, estava com o nome arrolado em algum testamento? Tinha quarto decente, roupa lavada, comida, cuidados médicos, apoio emocional e estudou em escola particular? Então, não era da família, era sim, escravizada. Que sejam punidos!
— rivabrasil (@rivabrasil) May 3, 2022
.
Leia também: Racismo, escravização e as raízes da meritocracia no Brasil
Publicidade
Um casal de empresários paraibanos faleceu com 20 minutos de intervalo, internados pela mesma doença. Ambos estavam...
A vida de Leandro Prior, há mais de 4 anos membro da Polícia Militar de São Paulo, se transformou completamente...
Deborah Secco disse que “homem comprometido, para mim, é mulher”, ao refletir sobre experiências passadas como...
Todo ano, no dia 1º de Maio, o Dia do Trabalhador é comemorado. As organizações sindicais de centenas de países ao...
A cidade de Ann Arbor, no estado americano de Michigan, decidiu legalizar cogumelos alucinógenos conhecidos como...
Ainda que a maioria da população que possui armas afirma as ter comprado para proteção pessoa ou de sua família, a...
O apresentador Ratinho, pediu para que a deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) fosse metralhada. Carlos Massa...
Enquanto vasculhava um arquivo de fotos de imprensa, o britânico Rob Manuel encontrou uma fotografia de John Lennon e...
Em uma sociedade machista e completamente maluca, Maísa, uma menina de 15 anos, precisou protestar quando Silvio...