Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
No último dia 29 de abril, o Museu da Diversidade Sexual (MDS) anunciou seu fechamento através das redes sociais. O espaço de memória e celebração da comunidade LGBTQIA+ em São Paulo foi fechado devido a uma decisão da justiça paulista.
Museu, localizado dentro da estação de metrô República, era símbolo da comunidade LGBTQIA+ na principal cidade da América do Sul
O espaço, considerado o pioneiro dos museus LGBTs na América Latina, foi fechado por conta de irregularidades administrativas na Organização Social que gere o local. A decisão judicial não ordenou o fechamento do local, mas a suspensão do contrato entre a OS Instituto Odeon e o Governo do Estado.
– MP obriga Santander a fazer exposições sobre diversidade após cancelamento do Queermuseu
A gestora do museu recebeu R$ 30 milhões para operar no espaço por cinco anos. O deputado estadual Gil Diniz, conhecido como ‘Carteiro Reaça’, abriu um processo contra o Museu da Diversidade Sexual.
Em decisão liminar, o local foi fechado porque o Instituto Odeon não seria idôneo por ter tido prestação de contas reprovada quando administrava a Fundação Theatro Municipal de São Paulo.
O governo do Estado mantém que a OS está regular. “A secretaria ressalta que a seleção da organização social responsável pela gestão do Museu da Diversidade Sexual seguiu a legislação vigente e todas as normas de convocação pública. Ela aconteceu entre outubro e dezembro de 2021 e a organização social escolhida apresentou toda a documentação necessária”, afirma a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Para a advogada Vera Chemim, advogada constitucionalista com mestrado em administração pública pela FGV, trata-se de censura. Ela afirma à Folha não entender “o porquê da suspensão do contrato, em razão de supostas irregularidades ou ilegalidades que são passíveis de serem investigadas com o funcionamento normal de suas atividades”.
O processo é avaliado por juristas como uma forma de censura e uma forma de embate judicial das próprias eleições de 2022; o futuro do próprio museu também estará em jogo com as eleições para governador do estado e deputado estadual em outubro desse ano.
Publicidade
Ao menos 3,5 milhões de pessoas vivem ao lado de barragens com risco de rompimento. Relatório da Agência Nacional de...
Os mais atentos já notaram que os avatares de figuras públicas como Bruna Marquezine, Gisele Bündchen, Naomi...
O novo formato do Vídeo Show está no centro das atenções. Aparentemente não pelos bons índices de audiência. O...
Os surtos da modelo Raissa Barbosa na 12ª edição de 'A Fazenda' tomaram as redes sociais. O que foi revelado,...
Ao longo de seus 115 anos de história, o metrô de Nova York tornou-se símbolo da cidade como o maior sistema de...
O filho do presidente, Jair Renan Bolsonaro, foi privilegiado por seu pai em negócios privados segundo reportagem da...
A influenciador digital Luisa Mell relembrou sua infecção por covid-19 e pediu celeridade na vacinação brasileira....
Uma casal norte americano foi preso por assassinato após obrigar uma criança de 8 anos a pular em uma cama elástica...
O presidente Jair Bolsonaro enviou uma Medida Provisória ao Congresso Nacional que altera o Marco Civil da Internet. A...