Viagem

No Pico Caratuva, alpinistas encontram paisagem congelada e sensação de 12 graus negativos

27 • 05 • 2022 às 16:19 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Um grupo de alpinistas encontrou uma paisagem coberta de gelo e atravessada por ventos congelantes ao chegar ao alto do Pico Caratuva, segunda montanha mais alta da região sul, na madrugada do último dia 19 de maio. Sem saber que aquele seria o dia mais frio do ano até então, os aventureiros, liderados pelo guia de montanhas Jhoni Siclei, de 36 anos, alcançaram o cume da montanha, a 1860 metros de altitude, por volta de 00h30 – e foram recebidos por uma sensação térmica de 12 graus celsius negativos.

O guia de montanhas Jhoni Siclei apoiado na antena de rádio no alto do pico - congelada

O guia de montanhas Jhoni Siclei apoiado na antena de rádio congelada no alto do pico

-A impressionante resistência do homem que escalou o Everest usando somente shorts

No vídeo, postado por Siclei em seu perfil no Instagram, é possível ver a torre de rádio amador na qual o guia se apoia contra o vento coberta de gelo. Segundo revelou à imprensa, o grupo pesquisou as condições para realizar a escalada, mas foi surpreendido pelo “encontro” com o ciclone Yakecan, que agravou intensamente a frente fria que já vinha castigando o sul do país. A ideia era passar a noite no cume da montanha para registrar o nascer do sol do alto do Caratuva.

O grupo em acampamento no frio congelante da escalada no Paraná

O grupo em acampamento no frio congelante da escalada no Paraná

-Sul tem sensação de -20º C e SP de -4º C; Brasil registra neve e caminhão que virou por causa do vento

De acordo com o relato do guia, o cenário que enfrentaram no pico era algo inédito para ele, que afirmou já ter subido ao local em diversos invernos, mas jamais visto algo parecido. Além da sensação térmica glacial, a paisagem mostrava plantas e árvores também cobertas de gelo: a expectativa dos alpinistas era encontrar temperaturas entre 1 a 2 graus. Ainda assim, os quatro pernoitaram no local, mas os ventos e as nuvens impediram o drone realizar qualquer registro maior da paisagem.

O alto da antena coberta de gelo no frio abaixo de zero do Pico

O alto da antena coberta de gelo no frio abaixo de zero do Pico Caratuva

-O dia em que nevou em Brasília; veja fotos e entenda história

Localizado na Serra do Mar Paranaense, o Pico Caratuva fica entre Campina Grande do Sul e Antonina, na mesma trilha do Pico Paraná, o mais alto do estado e da região, com 1877 metros. Do alto da montanha é possível ver o conjunto de montanha Ibeterucu, justamente onde está o Pico Paraná, assim como o litoral paranaense e a baía de Antonina – a não ser quando um ciclone cobre de branco e gelo a visão dos alpinistas no alto da montanha.

O Pico Paraná visto do alto do Pico Caratuva - em um dia de sol e calor

O Pico Paraná visto do alto do Pico Caratuva – em um dia de sol e calor

Publicidade

© fotos 1, 2, 3: Instagram Jhoni Siclei/reprodução

© foto 4: Wikimedia Commons


Canais Especiais Hypeness