Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Os dois últimos telefones públicos de Nova York foram removidos da cidade no último dia 23 de maio. Localizados lado a lado na esquina da Sétima Avenida com a Rua 50, próximos ao Times Square, os orelhões eram os exemplares derradeiros de um elemento urbano que, por décadas, se espalhou por toda ilha, e se tornou um dos verdadeiros símbolos de Manhattan. Assim como os táxis e as placas de rua, os telefones públicos nova-iorquinos eram parte da iconografia inconfundível da cidade, reproduzidos em revistas em quadrinhos, filmes, séries e tantos mais.
As duas últimas cabines telefônicas de Nova York, removidas no dia 23 de maio
-A triste história da cabine telefônica que liga nada a lugar nenhum
A remoção do par de telefones públicos representa, portanto, o fim de uma era, encerrada naturalmente pela popularização dos telefones móveis e smartphones, e o acesso irrestrito à internet do mundo contemporâneo. O primeiro telefone público nos EUA foi instalado na cidade de Hartford, em Connecticut, em 1889, e rapidamente se revelou um sucesso: anos depois, em 1925, Nova York já possuia mais de 25 mil cabines espalhadas pelas ruas da cidade – nas quais os usuários podiam inserir moedas de 5, 10 e 25 centavos para começar e seguir com suas ligações.
As antigas cabines eram verdadeiros ícones da cidade ao longo de todo o século XX
-Fotos do metrô de Nova Iorque há 40 anos revelam a cidade perigosa e sombria que um dia foi
Até o final do século XX, um aparelho telefônico era item de luxo para boa parte das pessoas: nos anos 1940, menos da metade da população dos EUA possuía um telefone em casa e, assim, os orelhões eram seu principal meio de comunicação. Apesar do uso ter começado a cair consideravelmente durante os anos 1990, somente em 2015 a prefeitura da cidade começou a recolher os orelhões, e substituir as cabines por pontos de WiFi gratuitos.
Dois homens falando em telefones públicos em 1975, na região da Times Square
Os aparelhos, em 1979: grande parte da população utilizava os telefones para se comunicar
-Conheça Pope.L: o artista que tornou o ato de rastejar por NY em performance – e política
Além de oferecer acesso livre à internet, nos pontos é hoje possível realizar ligações gratuitas para qualquer local dos EUA, incluindo chamadas de emergência. Atualmente a cidade já conta com milhares de pontos de conexão à internet livres, em spots que seguem sendo instalados, substituindo os antigos orelhões.
Uma das últimas cabines, ainda na paisagem urbana de Manhattan, em agosto de 2021
Após a remoção, os últimos dois telefones públicos se tornaram literalmente peças de museu, e foram transportados para o Museum of the City of New York, para estrelar o acervo de uma exposição precisamente intitulada “Analog City”, ou “Cidade Analógica”. Para além da nostalgia, a pergunta que mais foi repetida entre os novaiorquinos que assistiram a cerimoniosa remoção era uma só: onde agora Clark Kent irá se esconder para se transformar no Super-Homem?
As cabines vêm sendo substituídas por torres com WiFi gratuito e outros serviços
Publicidade
Aprender com verdadeiros mestres é o melhor caminho para também se tornar um. Fazer aulas com alguns dos melhores do...
Quem tem gato se surpreende todo dia com a inteligência e fofura do bichano e, na maioria das vezes, morre de vontade...
O Instituto Route Brasil – que busca rotas de engajamento para soluções que visam a redução do impacto do lixo...
Segundo uma nova lei, os absorventes serão distribuídos de forma gratuita nas escolas públicas e nas Unidades...
Depois de ter reinventado o conceito de controles gestuais para video games, a Microsoft surpreende novamente com sua...
Conheça o metrô futurista de Munique, na Alemanha, clicado pelas lentes do fotógrafo Nick Frank, que parece ainda...
O cafezinho é um hábito tão comum na nossa rotina que chega a ser difícil imaginar como seria a vida sem esse...
Muitos gamers sofrem com um dilema comum: comprar um Xbox One ou um PlayStation 4? A invenção do modder Eddie Zarick...
Esse app vai mudar a vida de advogados, dentistas, consultoras Natura e daquele cara do trailer do cachorro quente. Ele...