Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A notícia recente de que Elon Musk investiu 44 bilhões de dólares, equivalente a cerca de 215 bilhões de reais, para comprar a rede social Twitter, abriu o debate sobre o que algumas das pessoas mais ricas do mundo poderiam fazer para ajudar a combater os grandes problemas humanitários do planeta – a começar pela fome. O valor exorbitante do investimento, diante das possibilidades positivas que as maiores fortunas do mundo poderiam promover, trouxe novamente à tona uma série de postagens ocorrida no final do ano passado, após o diretor do Programa Mundial de Alimentos (PMA) das Nações Unidas, David Beasley, em uma entrevista, comentar sobre como “apenas” 2% da fortuna de Musk poderiam ajudar a salvar a vida de milhões de pessoas que provavelmente perderão a vida por não terem o que comer.
O empresário Elon Musk, o homem mais rico do mundo, e mais novo dono do Twitter
-Funcionários negros revelam cultura de racismo na Tesla, gigante controlada por Elon Musk
Segundo Beasley comentou no programa Connect the World, da CNN, em novembro de 2021, é urgente que os superbilionários, como Musk e Jeff Bezos, dono da Amazon, movimentem-se “agora, uma única vez”, para promover uma ajuda considerável no combate à fome. “6 bilhões de dólares para ajudar 42 milhões de pessoas que literalmente morrerão se não as alcançarmos. Não é complicado”, confirmou o diretor da ONU. “6 bilhões de dólares não irão resolver a fome mundial, mas irão prevenir instabilidades geopolíticas, migração em massa, e salvar a vida de milhões de pessoas à beira da inanição”, acrescentou, em resposta a um tweet de Musk, que é o homem mais rico do mundo, com um patrimônio calculado em cerca de 289 bilhões de dólares.
David Beasley recebendo o Nobel da Paz para o Programa Mundial de Alimentos da ONU
-Os 10 mais ricos do mundo são todos homens, brancos e dobraram suas fortunas durante a pandemia
Após a entrevista de Beasley, ainda no final do ano passado, Elon Musk respondeu no Twitter ao chamado em tom de provocação: “Se o PMA puder descrever neste tópico do Twitter exatamente como US$ 6 bilhões resolverão a fome mundial, venderei ações da Tesla agora e farei isso”, escreveu o bilionário. Ainda no Twitter, em resposta, Musk acrescentou que o plano precisava ter “uma contabilidade de código aberto” para que o público pudesse ver exatamente como o dinheiro seria gasto. O PMA então preparou o plano, detalhando, em um documento postado por Beasley, que, do montante sugerido, 3,5 bilhões de dólares seriam para a compra e entrega direta de alimentos, 2 bilhões iriam “em dinheiro e vales-alimentação (incluindo taxas de transação) em locais onde os mercados podem funcionar”, 700 milhões seriam gastos para a gerencia de novos programas alimentarem adaptados a cada país, para garantir que a assistência alcance os mais vulneráveis, e 400 milhões seriam investidos para “gerenciamento de operações, administração e responsabilidade e coordenação da cadeia de suprimentos”.
Segundo Beasley, 2% da fortuna de Musk mudariam o quadro da fome mundial
-Astrocolonialismo: como as big techs estão roubando o céu da humanidade
“Esta crise de fome é urgente, sem precedentes. E evitável”, escreveu Beasley em um tweet no qual marcou Musk, à época. “Você pediu um plano claro e livros abertos. Aqui está! Estamos prontos para falar com você — e qualquer outra pessoa — que esteja falando sério sobre salvar vidas”, concluiu o diretor do PMA. Em fevereiro de 2022, foi noticiado que Musk teria doado 5,7 bilhões de dólares à “caridade”, sem confirmar qual teria sido o destino da doação – o Programa da ONU, que venceu o Nobel da Paz em 2020, esclareceu, no entanto, que até então não havia recebido qualquer doação do empresário. Os 44 bilhões de dólares investidos por Musk para adquirir o Twitter são maiores que o PIB de diversos países, como Bolívia, Paraguai, Islândia, Líbia, Camarões, Letônia, e quase dez vezes maior que o da Somália, um dos países mais pobres do mundo, que somou, em 2020, 4,9 bilhões de dólares em seu Produto Interno Bruto.
O valor pago por Musk pelo Twitter é maior que o PIB de diversos países do mundo
Publicidade
As mulheres seguem ganhando espaço no campo acadêmico e o número de profissionais diplomadas não para de subir. De...
A Nova Zelândia quer se transformar em um país livre do cigarro até 2025. O projeto Smokefree 2025 ("Livre do...
Já reparou como o cinema é quase um termômetro da sociedade? Os dramas retratados na telona são apenas um reflexo...
Kessia Gomes é uma moradora do bairro de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, no Ceará. E, entre a...
Rachid Nekkaz é o nome do empresário muçulmano que está dando o que falar na França. De origem argelina e nascido...
Primeiro ela negou os fatos, “não leiam livros de história do Brasil. Eles dizem que existiu escravidão de negros,...
Um homem de 59 anos foi preso em flagrante por importunação sexual, no sábado (29), em Vicente Pires, no Distrito...
"Eu nunca vou esquecer dois dias. Quando fui buscar minha certidão de nascimento com a retificação de prenome civil...
Desde a segunda-feira (2) da semana passada, o estado do Amapá convive com um apagão que tem causado calamidade...