Arte

O antigo artesanato têxtil japonês feito com unhas irregulares

Roanna Azevedo - 06/05/2022 às 09:21

Não importa qual seja o trabalho manual, todos eles costumam ser extremamente meticulosos. Muitos são feitos de modos bastante particulares e até mesmo inusitados. É o caso do tsumekaki hon tsuzure ori, um antigo tipo de confecção têxtil japonesa produzida a partir das unhas com bordas irregulares dos artesãos.

Detentas brasileiras usam suas habilidades criando loja virtual para vender artesanato

Tsumekaki hon tsuzure ori é o nome da técnica japonesa.

O ofício existe há mil anos e tem se desenvolvido principalmente na Província de Shiga. Em tradução literal para o português, seu nome significa “tecido de tapeçaria genuíno de arranhar as unhas”. Essa técnica única consiste em encaixar e unir cada fio e, assim, formar um mesmo tecido por meio de pequenos vãos em formato de triângulo nas pontas das unhas. São a ferramenta de tecelagem de cada um dos artesãos, que precisam lixá-las com uma lima para obter o padrão diferenciado.

Artista japonesa leva 2 meses para criar este polvo 3D de papel

Para dar o formato serrilhado a unha, os artesãos a lixam com uma lima.

As pontas serrilhadas das unhas são usadas para riscar os fios. O resultado desse processo é um tecido com padronagens elaboradas que parecem pinturas. O Nishijin Ori, tipo de fazenda antiga tradicional do distrito de Nishijin, em Kyoto, é produzido por meio dessa técnica.

Os tecidos produzidos por meio da técnica são, além de bonitos, muito resistentes.

Atualmente, a empresa Kiyohara Orimono tem investido no tsumekaki hon tsuzure ori para criar peças adaptadas ao estilo de vida moderno. O objetivo da companhia é promover o antigo artesanato e mantê-lo relevante, garantindo que a técnica nunca deixe de existir.

Mãe não conseguia vender seu artesanato na feira; então o filho pediu ajuda da internet e olha o resultado

No vídeo abaixo, é possível entender melhor visualmente como a prática funciona, além de conferir alguns dos tecidos que são produzidos por meio dela:

Publicidade

Fotos: Reprodução/Sora News


Roanna Azevedo
Diretamente da zona norte do Rio, é jornalista por profissão e curiosa por conta própria. Ama escrever sobre cinema e o universo do entretenimento há mais de dois anos. Tem paixão por tudo que envolve cultura, música, arte e comportamento, além de ficar sempre ligada no que rola no mundinho da comunicação nas redes sociais.

Canais Especiais Hypeness