Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O poeta William Blake é uma das principais figuras da história da literatura britânica. O escritor, ilustrador e artista de ‘O matrimônio do céu e do inferno’ não era somente um brilhante poeta, mas também possuía uma forma única de ilustrar suas próprias obras.
Blake se opunha ferozmente à política inglesa da época e já via de antemão a chegada da era vitoriana racista, elitista e contrassexual que dominaria o Reino Unido no século seguinte.
Blake combinava diversas linguagens artísticas de forma nunca antes pensada na Inglaterra do século XVIII; obra ‘Lacoön’, exibida aqui
E seu pensamento artístico e político radicais e visionários eram literalmente impressos em seus poemas e obras visuais. Ele quebrava os dogmas do neoclassicismo e elevava sua arte a novos paradigmas.
Suas colagens de texto e imagens eram extremamente únicas. Através de um pastiche visual único e incrível, William Blake resiste aos ideais correntes da época que arte visual e poesia não coexistiriam no mesmo papel.
– A inquietação e a liberdade como as verdadeiras homenagens ao cantor Belchior
“Ao combinar até quatro mídias diferentes em Laocön – desenho, escrita, gravura e escultura [em sua representação do original clássico] – Blake coloca em jogo suas diferentes propriedades, envolvendo o debate na teoria e na prática”, explica Julia M. Wright, professora da Universidade de Fordham.
Confira um vídeo sobre a forma blakiana de imprimir sua arte:
“Desde a mais tenra infância”, observa o vídeo acima, da Enciclopedia Britannica, “Blake foi impulsionado por duas aspirações extraordinárias e poderosas. Por um lado como poeta, por outro como pintor… então como ele iria juntar esses dois de uma forma que lhe permitisse publicar suas próprias imagens na ilustração de seus próprios poemas?”. E assim ele fez em sua arte.
Leia também: Em tempos de extrema polarização, vale relembrar o discurso de Neruda ao receber o Nobel
Publicidade
O teto da Capela Sistina, localizada dentro da residência papal no Vaticano, em Roma, é provavelmente o mais...
Falamos aqui no Hypeness outro dia do projeto de fotos panorâmicas usando o Google Street View. Agora quem usa o...
Desde a infância, os músicos Ceah Pagotto, John Evans e Noah Guper se conheciam e tinham vontade de trabalhar com...
Ainda não se sabe quando irá ao ar a oitava – e última! – temporada de Game Of Thrones, mas é possível que a...
O diretor Quentin Tarantino, conhecido por sucessos como "Pulp Fiction - Tempo de Violência" e "Kill Bill", pode ser o...
A gente sabe se o ator manda bem, quando sua caracterização impressiona. No caso da primeira foto divulgada de...
O Lollapalooza, um dos principais festivais de música do país, anunciou seu lineup por dia. As dezenas de atrações...
Todo mundo sabe que a Barbie, apesar de ser a boneca mais famosa do mundo, tem medidas irreais para qualquer mulher -...
Quem acompanha o Hypeness sabe como curtimos exemplos de pessoas que decidiram inovar no mercado de trabalho, que...