Debate

O que é o avião do ‘Juízo Final’ russo que poderia sinalizar uma 3ª Guerra Mundial

16 • 05 • 2022 às 10:15
Atualizada em 29 • 06 • 2022 às 10:31
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

O governo Putin não incluiu aviões na parada militar do último dia 9 de maio, em postura que foi considerada simbolicamente significativa no contexto da atual guerra contra a Ucrânia – deixando inclusive de exibir o avião presidencial  Ilyushin Il-80, mais conhecido como “Avião do Juízo Final”, que costuma surgir como exemplo de força e poderio militar, e poderia representar disposição russa para uma Terceira Guerra Mundial no contexto atual. A exclusão da aeronave do desfile foi vista como um esforço russo para evitar escalar ainda mais o conflito, já que desde 1999, quando Putin chegou ao poder, a parada militar é compreendida como a principal vitrine para o país exibir seu poder militar ao mundo.

O "Avião do Juízo Final", voando acompanhado de jatos sobre Moscou em desfile alguns anos atrás

O “Avião do Juízo Final”, voando acompanhado de jatos sobre Moscou em desfile alguns anos atrás

-Vídeo inédito mostra maior avião do mundo destruído durante conflito entre Rússia e Ucrânia

Em 9 de maio a Rússia celebra o feriado do “Dia da Vitória”, marcando o triunfo da União Soviética sobre a Alemanha de Adolf Hitler e, assim, a derrota nazista para os aliados e o início do fim da Segunda Guerra. Por se tratar do mais importante e tradicional desfile de veículos militares da Rússia, a expectativa internacional era de que Putin aproveitasse a data para elevar o tom e desafiar a Ucrânia e a OTAN: no desfile, porém, em que se celebrou o 77º aniversário da vitória sobre os nazistas, a cerimônia foi reduzida, e não apresentou nenhum desfile aérea, que incluiria aviões nucleares e o “avião do Juízo Final” –  a justificativa apresentada para explicar a ausência de aviões foi o mau tempo.

O avião é uma versão adaptada do modelo Ilyushin II-80 Maxdrome

O avião é uma versão adaptada do modelo Ilyushin II-80 Maxdrome

-Filmagem sinistra mostra o maior teste nuclear subterrâneo da história

 Mas o que é, afinal, o “Avião do Juízo Final”, no qual Putin embarcaria em caso de uma guerra atômica? São poucas as informações divulgadas oficialmente pela Rússia a respeito da aeronave especial, mas sabe-se que se trata de um super aparelho militar, responsável por proteger e transportar o presidente russo e os chefes das forças armadas do país no caso de uma guerra nuclear. Segundo consta, a aeronave tem 64, 7 metros de comprimento, 60,1 metros de envergadura, 15,9 metros de altura. Chamado tecnicamente de Ilyushin Il-80, o avião é um aparelho originalmente civil transformado em militar e, por isso, apresenta uma dimensão maior do que os caças tradicionais do exército.

A aeronave tem autonomia de 9 mil quilômetros, e permite que o presidente comande um conflito

A aeronave tem autonomia de 9 mil quilômetros, e permite que o presidente comande um conflito

-A surreal inauguração do primeiro McDonald’s em Moscou nos anos 1990

Desenvolvido durante a década de 1980 como uma evolução do Ilyushin II-80 Maxdrome, a nave só entrou em atividade em 1992, com quatro unidades construídas – sem janelas de passageiros para protegê-los de um eventual clarão de uma explosão nuclear. A nave possui autonomia de 9 mil quilômetros com carga máxima, trazendo ainda uma sonda que permite que seja abastecido em voo. Com uma imensa estrutura de satélites e antenas, o “Avião do Juizo Final” permite que uma grande batalha seja comandada de seu interior – sem que a aeronave precise pousar.

A ausência de janelas isola os passageiros da luz de uma possível explosão nuclear

A ausência de janelas isola os passageiros da luz de uma possível explosão nuclear

Publicidade

© fotos: Wikimedia Commons


Canais Especiais Hypeness