Debate

O que se sabe sobre a prisão por abuso sexual infantil da atriz de ‘Doutor Estranho’ e do marido

23 • 05 • 2022 às 17:41 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

A atriz Zara Phythian, que trabalhou no filme “Doutor Estranho”, de 2016, foi presa por abuso sexual infantil junto do marido, o instrutor de artes marciais Victor Marke. Zara, de 37 anos, e Victor, de 59 anos, foram considerados culpados no dia 16 de maio, por abusarem no passado de uma menina de 13 anos: o instrutor também foi condenado sozinho por crimes sexuais cometidos contra outra menina, de 15 anos. A justiça da cidade inglesa de Nottingham condenou a atriz a oito anos de prisão, e seu marido, a 14 anos: o casal nega ter cometido os crimes.

Victor Marke e Zara Phythian, condenados recentemente por abuso sexual infantil

Victor Marke e Zara Phythian, condenados recentemente por abuso sexual infantil

-Igreja Católica anuncia acordo de quase 90 milhões de dólares para vítimas de abuso sexual por padres

As acusações vieram de uma mulher, hoje com 29 anos, que revelou ter sido violentada quando ainda era adolescente. Segundo a jovem, o casal também filmou os abusos. A atriz e o instrutor foram condenados em conjunto por 14 acusações de crimes sexuais cometidos entre 2005 e 2008, e Marke foi considerado culpado por outras 4 acusações de violência sexual contra uma criança entre os anos de 2002 e 2003. Segundo o juiz Mark Watson, o instrutor era a “força motriz por trás do abuso”.

A atriz e dublê, em evento de lançamento de "Doutor Estranho", em 2016

A atriz e dublê, em evento de lançamento de “Doutor Estranho”, em 2016

-Beijo entre menina de 13 famosa no TikTok e menino de 19 viraliza e levanta debate na web

“Embora você tenha negado no interrogatório que estava apaixonado por Victor Marke, com base nas evidências que ouvi, não tenho dúvidas de que seu desvio foi moldado pela influência que ele teve sobre você desde cedo”, afirmou o juiz, para a atriz. Segundo registros oficiais, Zara Phythian já atuou em 24 produções desde 2006, além de ter trabalhado como dublê e coordenadora de dublês. Em “Doutor Estranho”, ela não tem nome nos créditos, atuando como parte de um grupo de vilões no filme estrelado por Benedict Cumberbatch.

Foto de prisão de Marke, tirada pela polícia de Nottingham

Foto de prisão de Marke, tirada pela polícia de Nottingham

-Documentário reabre as denúncias de abuso sexual contra Michael Jackson

De acordo com a promotoria, os abusos aconteceram a partir de vários casos de “sexo a três” envolvendo o casal e a menina, que começaram quando a adolescente tinha apenas 13 anos. “Você roubou minha inocência, me corrompeu, me deixando incapaz de estabelecer relacionamentos positivos e equilibrados”, afirmou a vítima, no tribunal. A outra jovem, abusada por Marke, agradeceu à primeira vítima pela denúncia. Por conta de seu comportamento, a atriz foi colocada em isolamento na prisão de Foston Hall, na Inglaterra. O casal afirmou que pretende recorrer da decisão da justiça.

Zara Phythian em cena de "Doutor Estranho"

Zara Phythian em cena de “Doutor Estranho”

Publicidade

© foto 1: Instagram/reprodução

© foto 2: Getty Images

© foto 3: Nottinghamshire Police

© foto 4: Reprodução


Canais Especiais Hypeness