Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Passados 178 anos desde que o editor alemão Johann Georg Heck começou a compilar artigos e principalmente ilustrações para realizar sua imensa Enciclopédia Iconográfica de Ciência, Literatura e Arte, a obra finalmente foi digitalizada e publicada online – de forma gratuita e completa. Com mais de 13 mil ilustrações gravadas em 500 “pratos” de aço, a partir de técnica conhecida como siderografia, a obra foi realizada por Heck entre 1844 e 1849, quando foi primeiramente publicada, reunindo 1,6 milhões de palavras em artigos sobre os mais variados temas, e tudo devidamente ilustrado com os mais incríveis desenhos: todos incluídos no site da enciclopédia.
Folha de rosto da primeira edição alemã da enciclopédia
Placa ilustrada com instrumentos astronômicos
-Uma enciclopédia louca, escrita em uma língua inexistente, sobre uma realidade paralela
O trabalho de recuperação e digitalização das 13,329 ilustrações, bem como dos artigos, divididos em 18 temas como matemática, astronomia, física, botânica, zoologia, antropologia, história, arquitetura, mitologia, tecnologia, rituais religiosos, ciências navais e artes levou 13 meses, iniciados em dezembro de 2020. Os textos da versão em inglês da Enciclopédia Iconográfica foram transcritos e corrigidos para a versão digital, e cada um dos 500 pratos de aço trazendo os desenhos gravados foi restaurado, retirando marcas e deteriorações pela passagem do tempo – e dispostos para livre uso sem restrições.
Placa 78 de zoologia, trazendo crustáceos
Placa 81, com insetos na metade superior, e animais marinhos na parte inferior
Originalmente intitulado Bilder-Atlas zum Conversations-Lexicon. Ikonographische Encyklopädie der Wissenschaften und Künste, e publicado como um suplemento da enciclopédia alemã Brockhaus Enzyklopädie, o trabalho de J. G. Heck foi traduzido para o inglês entre 1851 e 1852. O primeiro editor em língua inglesa da Enciclopédia Iconográfica de Ciência, Literatura e Arte foi o ornitólogo e ictiólogo estadunidense Spencer Fullerton Baird, que anos depois se tornaria o primeiro curador do museu Smithsonian. Cada artigo apresenta o tema e desenvolve suas bases, aprofundando cada aspecto com as preciosas ilustrações.
Deuses e símbolos de rituais hindus representados nas ilustrações
Placas 1 e 2, com problemas de matemática e geometria
-Os bizarros manuscritos medievais ilustrados com desenhos de coelhos assassinos
É possível tanto navegar somente pelos pratos e desenhos em cada tema, quanto pelos textos ilustrados de cada artigo. “Arte é a flor da civilização, o ornamento da vida”, diz a abertura do texto no artigo sobre Belas Artes. “O termo genérico ‘arte’ representa espécies de atividades nas quais algo interno e espiritual é trazido para o mundo visível ou, em outras palavras, aos poderes da representação”, segue o texto, como exemplo. A enciclopédia é apresentada em uma plataforma completa e especial, trazendo não somente o próprio conteúdo, como análises profundas do conteúdo, e detalhamento do processo de feitura, recuperação e publicação. A Enciclopédia Iconográfica de Ciência, Literatura e Arte pode ser acessada aqui.
Outra placa de matemática e geometria disponibilizada pela enciclopédia
Placa 54 de botânica, com cogumelos e vegetais folhosos
Publicidade
Fundada em 1957, a Biblioteca de Ritman, ou Bibliotheca Philosophica Hermetica, só foi aberta ao público em 1984. Seu...
As fake news não só deformam em imensos absurdos certas realidades incontestes, como algumas delas se tornam uma...
Nada parece capaz de parar o ímpeto do bilionário inventor sul-africano Elon Musk em mudar o mundo e nos colocar no...
Após nove meses de análise, a Unicamp recebeu uma resposta negativa por parte da Anvisa para o pedido de...
O primeiro paciente do Brasil que foi diagnosticado com Coronavírus está curado. A informação foi dada pelo...
2020 mal começou e já tem um animal que entrou para a lista de extintos. Trata-se do peixe-espátula gigante chinês,...
Um sentimento misto e contraditório vem tomando conta dos fãs de "Game of Thrones": ao mesmo tempo que nós não...
Um dinossauro foi encontrado dentro do estômago de um crocodilo que viveu há 145 milhões de anos por paleontólogos...
Surpreendentemente não era apenas papinho de românticos de plantão: um coração saudável tem tudo a ver com...