Sustentabilidade

‘Planta pênis’: governo do Camboja toma atitude contra fixação de turistas por fotos

23 • 05 • 2022 às 14:14
Atualizada em 23 • 05 • 2022 às 14:57
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

O Ministério de Meio Ambiento do Reino do Camboja emitiu uma nota pedindo para que turistas não arranquem da natureza as plantas carnívoras do gênero Nepenthes, que ficaram conhecidas nas redes sociais por conta de sua similaridade com um pênis.

As “plantas pênis” são um nome genérico para todos vegetais carnívoros cujo jarro se assemelha minimamente ao genital masculino. As espécies mais parecidas com o falo são as Nepenthes bokorensis e as Nepenthes holdenii, endêmicas ao Camboja.

Plantas pênis são comuns no sudoeste do Camboja; Ministério do Meio Ambiente enviou alerta para evitar extinção da espécie

‘Planta pênis’

jarro é formado por folhas da planta, que se unem para captar insetos e outros pequenos animais. A tampa para a digestão do alimento.

No caso das E. holdenii e E. bokorensis, a coloração vermelha e a largura da tampa acabam fazendo com que o jarro se assemelhe assustadoramente com um pênis.

A planta carnívora curiosa começou a chamara a atenção de influenciadores e turistas, que invadiram reservas naturais do Camboja para extrair a planta e tirar fotos com os curiosos pênis da natureza.

Contudo, o ministro do Meio Ambiente do Camboja, Neth Pheaktra, pediu para que esse tipo de comportamento acabe. Ele reiterou que essas plantas estão em risco de extinção e que o turismo predatório pode acabar acabando com as espécies endêmicas cambojanas.

A página do ministério postou fotos de influenciadoras e deu um recado. “O que elas estão fazendo é errado e, por favor, não façam isso novamente no futuro!” O Ministério do Meio Ambiente escreveu em 11 de maio no post do Facebook. “Ficamos gratos pelo seu amor pelos recursos naturais. Mas pedimos que não colham mais a planta.”

Influenciadoras foram “expostas” por governo cambojano por tirar fotos com fotos da planta pênis

Em agosto de 2021, o Ministério já havia notificado que a planta está na Convenção sobre Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Selvagens (CITES) e alertou para um potencial tráfico de plantas pênis ao redor do planeta partindo do Camboja.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Twitter


Canais Especiais Hypeness