Futuro

Plantas estão crescendo em solo lunar pela primeira vez na história

23 • 05 • 2022 às 10:07
Atualizada em 24 • 05 • 2022 às 17:48
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

A colonização do espaço já se tornou uma realidade para as empresas de tecnologia aeroespacial. Ainda que isso pareça totalmente fora da realidade para nós, reles mortais, o tema é levado muito à sério pelos investidores e cientistas que desejam tornar viável a ocupação humana de planetas e satélites extraterrestres.

– Agricultura no oceano: nova técnica cultiva vegetais embaixo d’água

Existem dois grandes problemas para a vida humana fora do espaço: a falta de comida e a falta de oxigênio. Por isso, cientistas da Universidade da Flórida, nos EUA, estão começando a plantar vegetais em solo retirado da lua para entender como os nutrientes lunares podem suportar a agricultura.

plantas em solo lunar

Plantas foram cultivadas em solo lunar; resultados são positivos, mas não surpreendentes

Robert Ferl, um dos coautores, acredita que o desenvolvimento de uma agricultura aeroespacial seria crucial para a transformação de carbono em oxigênio no espaço, além da alimentação humana. Criar estufas com plantas em solo lunar pode ser uma solução para a colonização do satélite.

– O que é Walipini, a estufa subterrânea que garante alimentos o ano inteiro

“Quando os humanos se movem como civilizações, sempre levamos nossa agricultura conosco”, disse o coautor do estudo, Robert Ferl, conforme relatado no site do Museu de História Natural. “Isso será incrivelmente importante na lua. A capacidade de tomar plantas com sucesso é como cultivaremos nossa própria comida, purificaremos nosso ar e limparemos nossa água. Essas são práticas que nos permitirão ficar lá por um tempo. Podemos cultivar plantas hidroponicamente, mas a ideia de trazer o solo lunar para uma estufa lunar é o material dos sonhos de exploração lunar.”

Desde os anos 1980, diversos cientistas tem pesquisado a possibilidade de plantar fora da terra. Os pioneiros foram os soviéticos, que conseguiram desenvolver plantas fora da terra mas com substrato terrestre.

O novo experimento é o primeiro a utilizar o regolito – o “pózinho” que fica sobre a parte dura de uma rocha, ou seja, uma manta de intemperismo – da lua para desenvolver vegetais. E o resultado foi esperado: o solo do nosso satélite não é tão bom para plantio como o terrestre.

– Heinz usa ketchup em experimento sobre plantação de alimentos em Marte

“As plantas do regolito lunar demoraram a se desenvolver e muitas mostraram morfologias de estresse severo. Além disso, todas as plantas cultivadas em solos lunares expressaram diferencialmente genes que indicam estresses iônicos, semelhantes às reações das plantas ao sal, metal e espécies reativas de oxigênio”, diz o artigo em que a pesquisa foi divulgada. Bizarro, né?

Publicidade

Fotos: Universidade da Flórida


Canais Especiais Hypeness