Ciência

‘Porta misteriosa’ vista em foto de Marte ganha explicação da ciência

23 • 05 • 2022 às 17:41
Atualizada em 27 • 05 • 2022 às 10:21
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

A foto de uma “porta” em Marte, registrando uma misteriosa abertura em uma formação geológica no planeta vermelho, causou debate entre especialistas e viralizou nas redes sociais. Tirada pelo robô Curiosity e publicada em 7 de maio pela Nasa, a imagem mostra uma rachadura que se assemelha perfeitamente com uma passagem ou uma entrada na pedra: o desenho linear e os ângulos precisos da abertura fizeram surgir as mais variadas teorias, incluindo sobre a possível presença de vida inteligente marciana. Mas o que é, afinal, a misteriosa porta em Marte?

A foto mostrando a "porta" em uma rocha marciana viralizou nas redes sociais

A foto mostrando a “porta” em uma rocha marciana viralizou nas redes sociais

-Robô Curiosity fotografa ‘flor’ mineral em pleno solo de Marte

A explicação oferecida pelos cientistas é bem menos interessante do que as teorias extraterrenas, e se resume a um detalhe normal em uma formação mineral, bem como a uma questão fotográfica posta em perspectiva – e ao desejo humano de enxergar sentido maior em tudo. “É uma foto muito, muito, muito ampliada de uma pequena rachadura em uma rocha“, explicou a agência espacial estadunidense, em matéria da BBC News Mundo.

A rachadura em questão tem apenas 30 cm de largura por 45 cm de comprimento, e a imagem da “porta” é parte de uma composição formada por uma série de fotos da formação geológica em Marte, intitulada “Sol 3466”,  tirada pelo Curiosity nas últimas semanas.

A imagem completa, mostrando a rocha por inteiro, e a pequena rachadura na formação

A imagem completa, mostrando a rocha por inteiro, e a pequena rachadura na formação

-Nasa detalha ‘sabre de luz de Star Wars’ fotografado em Marte

Segundo a Nasa, no afloramento registrado existem diversas rachaduras lineares, e a foto mostra um pequeno ponto onde esses afloramentos “retos” se cruzam. Diante do “sucesso” que a imagem vem alcançando nas redes sociais nos últimos dias, outros especialistas avaliaram a imagem, que, apesar de intrigante, mostra, segundo geólogos da comunidade internacional, simplesmente uma erosão natural: as camadas rochosas mostradas na foto são formadas por leitos de lodo e areia, depositadas há bilhões de anos.

Detalhe da "entrada", dando a dimensão do tamanho da pequena rachadura

Detalhe da “entrada”, dando a dimensão do tamanho da pequena rachadura

-Nasa paga 1 milhão de dólares por ideias sobre como alimentar astronautas em Marte

“Claro, pode parecer uma pequena porta, mas, na verdade, é uma característica geológica natural! Pode apenas parecer uma porta porque sua mente está tentando dar sentido ao desconhecido. Isso é chamado de ‘pareidolia’”, explicou a conta oficial do Curiosity no Twitter. “Em um sentido menos literal, minha equipe científica está interessada nessas rochas como uma ‘porta’ para o passado antigo. Enquanto subo esta montanha, vejo níveis mais altos de argila dando lugar a minerais salgados chamados sulfatos – pistas de como a água secou em Marte há bilhões de anos”, concluiu o post, escrito como se fosse pelo próprio robô.

O robô Curiosity, trabalhando em solo marciano

O robô Curiosity, trabalhando em solo marciano

Publicidade

© fotos: NASA/JPL-Caltech/MSSS


Canais Especiais Hypeness