Ciência

Primeiro eclipse total da Lua e chuva de meteoros são destaques astronômicos de maio

Yuri Ferreira - 03/05/2022 às 15:27 | Atualizada em 19/05/2022 às 10:41

Quais serão os principais fenômenos astronômicos de maio de 2022? O mês que acabou de começar terá eclipse lunar, duas chuva de meteoros e diversos alinhamentos incríveis para os apaixonados em astronomia.

Como é de praxe aqui no Hypeness, iremos te contar quando e explicar como observar os principais fenômenos da astronomia que ocorrerão neste mês.

Maio terá duas chuvas de meteoros em intervalo de uma semana

No dia 6 de maio, teremos o pico da chuva de meteoros Eta Aquáridas, um dos principais fenômenos do tipo que podem ser observáveis da Terra. Anualmente, podemos observar essa chuva de meteoros no início de maio. Mas ela não é a única.

Quatro dias depois, teremos outra chuva de meteoros. Dessa vez, serão Eta Líridas. As Líridas são geralmente as chuvas observáveis em abril, documentadas desde o século 6 pelos povos da Terra. As Eta-Líridas ocorrem na mesma região do céu, algumas semanas depois das Líridas de abril. No dia 10 de maio, elas serão visíveis de boa parte do planeta terra, com o pico durante a madrugada.

– Telescópio Hubble, da Nasa, localiza estrela mais distante já vista e que está há 12 bilhões de anos-luz

Eclipse lunar

Entre os dias 15 e 16 de maio, um fenômeno extremamente curioso e raro ocorrerão. O primeiro eclipse lunar do ano será observável nas Américas do Sul e Norte, da Europa e da África. Quanto mais ao leste, menor a visualização do eclipse.

De acordo com os astrônomos, o eclipse lunar irá começar às 22h32 de sábado e atingirá seu ápice por volta das 01h11 e terminar às 3h51.  Nosso satélite ficará avermelhado.

Eclipse lunar será principal fenômeno do céu nesse mês

– A piscina sagrada que se alinhava com as estrelas há 2,5 mil de anos

Eclipses lunares ocorrem porque a Terra entra no caminho da luz do Sol e da Lua. Basicamente, nosso planeta irá “bloquear” a luz solar que reflete no nosso satélite.

Além disso, no dia 29 de maio serão registrados alinhamentos entre Marte e Júpiter e entre Lua e Mercúrio.

 

Publicidade

Fotos: Destaques: Wikimedia Commons Foto 1: rawpixel.com Foto 2: Getty Images


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness.

Canais Especiais Hypeness