Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A rede internacional de feminismos ELLA lançou o CAUSA – Rede de Cuidados para Maternidade. Na contramão das retrógradas propostas federal da Cartilha da Gestante, a iniciativa vai conectar advogadas e mães que necessitem de suporte legal e outros processos jurídicos dentro da área de família.
Além de advogadas que queiram disponibilizar seu tempo e trabalho pro bono para dar suporte a quem necessita, a convocatória mobiliza também mães ou homens trans em processo de paternidade. As inscrições estão abertas por tempo indeterminado.
A realidade das mães é adversa – 11,5 milhões de mães do Brasil não contam com auxílio dos pais de seus filhos. Os dados são do Instituto Locomotiva, que também aponta que 35% das mães solo não tiveram renda suficiente para comprar alimentos e 31% não conseguiram adquirir itens de higiene básica durante a pandemia.
O IBGE registra que dessas mães solo, 7,4 milhões são mulheres negras. Segundo o CNJ, temos 5,5 milhões de crianças sem o nome do pai no registro de nascimento. As pesquisas em torno da maternidade LGBT são irrisórias.
—Maternidade solo e pandemia: ‘Vizinhas juntaram o que tinham e trouxeram para mim’
A proposta também é discutir a narrativa do que é ser mãe no Brasil – já que no 2º domingo de maio, data comemorada do dia “Dia das Mães”, os meios de comunicação são inundados de campanhas publicitárias que retratam mulheres dentro do padrão branco, cis e heteronormativo – e obrigatoriamente felizes. A CAUSA é um passo em direção a uma nova realidade para as mães brasileiras, pelo direito de ser mãe e mulher.
Além de mães, usualmente vistas como mulheres cis, a convocatória também se extende para homens trans, mulheres trans, travestis, pessoas não binárias, principalmente inscrições racilizadas e periféricas.
Durante o processo as advogadas serão contatadas a cada dez dias para os próximos passos, incluindo possíveis processos de formação. Já as mães serão contatadas, a partir de 30 dias de abertura desta chamada, tempo mínimo necessário para avaliação das profissionais parceiras.
A convocatória completa está disponível em http://planetaella.org/causa
—A primeira advogada do Brasil foi uma mulher negra: a história de Esperança Garcia
Publicidade
De acordo com um levantamento realizado pelo Gallup, visitar bibliotecas ainda é a atividade cultural que os...
Apesar de acontecer todo o mês, o assunto ainda é evitado em muitas partes do mundo. As pessoas escondem o...
A recente demissão da jornalista do portal iG, 14 dias após denunciar o assédio que sofreu do cantor Mc Biel,...
Em entrevista recente a um podcast promovido pelo The Sun, Jessie Cave compartilhou um relato corajoso sobre quando foi...
Pode até parecer um pouco tosco, mas tem gente que está disposta a desenhar até todo mundo entender que só existe...
Nas ruas, os animais dormem perto do lixo, rolam na lama, tomam chuva e são alvos fáceis de carrapatos e pulgas. Mas...
Filha de uma empregada doméstica e de um profissional de curtume (que trabalha com o couro cru antes de enviá-lo para...
Logo aos seis meses de vida, a pequena Lívia se deparou com um desafio: ter que se alimentar por uma sonda, que entra...
A norte-americana Lizzy, de cinco anos, foi diagnosticada com uma doença genética rara chamada Síndrome de Usher...