Debate

Relatório da OMS denuncia indústrias de produtos que competem com a amamentação e miram mulheres lactantes na internet

Roanna Azevedo - 03/05/2022 às 09:35 | Atualizada em 23/05/2022 às 11:09

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou o relatório “Scope and impact of digital marketing strategies for promoting breast-milk substitutes” (algo como o impacto do marketing digital nas estratégias de promoção de substitutivos ao aleitamento materno), revelando informações importantes sobre o marketing da indústria de fórmulas infantis e mamadeiras.

A principal delas é que 8 em cada 10 mulheres que amamentam têm acesso a esse tipo de publicidade na internet.

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Propagandas de mamadeiras e fórmulas infantis têm um alcance três vezes maior do que as que incentivam o aleitamento materno.

Concorrentes do aleitamento materno 

O relatório também mostrou que as propagandas de produtos concorrentes do aleitamento materno costumam ter um alcance três vezes maior do que as publicações que incentivam essa prática natural.

Além disso, foi comprovado que mulheres lactantes que compartilham nas redes sociais suas experiências de amamentação se deparam com mais publicidades de mamadeiras e fórmulas.

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Mulheres lactantes que compartilham suas experiências com amamentação na internet costumam ser mais assediadas por propagandas de mamadeiras.

O estudo foi lançado durante um evento virtual da OMS, que convidou Cristiano Boccolini, membro do Observa Infância, como consultor sobre o tema. Formado em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e com pós-doutorado na Universidade de Yale, ele também é pesquisador em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

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O Observa Infância é uma instituição de investigação e divulgação científica sobre a saúde de crianças até 5 anos de idade. Ela tem como objetivo levar informação de qualidade e fácil compreensão sobre o bem-estar infantil para o maior número de pessoas possível.

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Foto 1: Getty Images/romrodinka

Foto 2: Helena Jankovičová Kováčová/Pexels


Roanna Azevedo
Diretamente da zona norte do Rio, é jornalista por profissão e curiosa por conta própria. Ama escrever sobre cinema e o universo do entretenimento há mais de dois anos. Tem paixão por tudo que envolve cultura, música, arte e comportamento, além de ficar sempre ligada no que rola no mundinho da comunicação nas redes sociais.

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