Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O quadro “Terraço do Café à Noite” foi concluído por Vincent Van Gogh em 1888 como uma das 200 pinturas realizadas pelo pintor holandês durante o período em que viveu em Arles, ao sul da França, e é considerado uma das tantas obras revolucionárias assinadas pelo pintor.
O artista viveu na cidade entre fevereiro de 1888 e maio de 1889, buscando se afastar dos excessos de Paris, que se tornaram em problemas de saúde por excessos com o tabaco e o álcool, e outras importantes pinturas foram produzidas no período – há, porém, alguns interessantes fatos que tornam o retrato noturno do café uma pintura ainda mais importante.
O quadro “Terraço do Café à Noite”, concluído por Van Gogh em Arles, em 1888
-5 lugares que inspiraram alguns dos quadros mais incríveis de Van Gogh
Atualmente, “Terraço do Café à Noite” encontra-se no acervo do Museu Kröller-Müller, em Otterlo, na Holanda, mas durante o segundo semestre de 1888 ele ocupou a atenção e o trabalho de Van Gogh enquanto o artista se exilava em Arles. Alguns elementos importantes do trabalho (e da genialidade) do artista no período surgiram nessa pintura, que retrata uma cena boêmia, de um bar localizado entre o Place du Forum e a Rue de Palais, no centro da cidade.
No período, apesar da saúde mental de Van Gogh encontrar-se em declínio, a furiosa criatividade do artista atingia uma espécie de auge: foi em Arles que ele concluiu obras-primas como “Noite Estrelada Sobre o Ródano” e “Quarto em Arles”.
“Quarto em Arles”, outra obra-prima realizada pelo pintor durante o período
Selecionamos, assim, seis fatos curiosos sobre “Terraço do Café à Noite”, capazes de ajudar a ilustrar as particularidades do processo de Van Gogh, e dessa pintura, hoje reconhecida como um de seus mais importantes trabalhos.
Retratando um café repleto de pessoas bebendo à noite sob uma luz artificial, o quadro é baseado em uma cena que o artista provavelmente observou, visto que o local de fato existia: o rascunho da obra sugere a observação de Van Gogh, que adorava pintar cenas reais.
O café que inspirou Van Gogh, no centro de Arles, em fotografia recente
-Kubrick se inspirou em quadro de Van Gogh para cena de ‘Laranja Mecânica’
Se o esplendor do quadro “Noite Estrelada” só surgiria em junho de 1889, em “Terraço do Café à Noite” é a primeira vez que sua expressionista e icônica forma de registrar os céus noturnos apareceria – e que também pode ser vista em “Noite Estrelada Sobre o Ródano”, pintado no período. “Quando sinto uma terrível necessidade de religião, saio à noite para pintar as estrelas”, escreveu o artista.
“Noite Estrelada Sobre o Ródano” também foi pintado em Arles
É sabido que o quadro foi concluído em setembro de 1888 mas, após pesquisadores conseguirem definir que ele trabalhou na peça especialmente entre os dias 17 e 18 do mês. Assim, puderam comparara as posições das estrelas na tela com onde estariam de fato, no ângulo e no período específico – e descobriram que o artista posicionou precisamente as estrelas na pintura.
A posição das estrelas em “Terraço do Café à Noite”
Apesar de se tratar de uma pintura noturna, Van Gogh propositalmente desenvolveu a cena sem usar tinta preta, combinando tons diferentes de outras cores. “Agora, há uma pintura de noite sem preto. Com nada além de lindos azul, violeta e verde, e nesses arredores o quadrado iluminado é de sopro de pálido colorido, verde limão”, escreveu, sobre a tela, em carta para sua irmã.
-Lugar exato onde Van Gogh pintou sua última obra pode ter sido encontrado
Antes de passar a ser conhecido como “Terraço do Café à Noite”, a pintura foi nomeada como “Terraço do Café na Place du Forum”, e chegou a ser exibida em 1891 com o título de “Café, à noite”. O nome completo do trabalho, no entanto, é “O Terraço do Café na Place du Forum, Arles, à Noite”.
Desenho do café, feito por Van Gogh em rascunho para o quadro
-Série de fotos homenageia os campos de lavanda do sul da França
Mesmo passados tantos anos, o café retratado por Van Gogh ainda existe, e recebe um sem-fim de turistas e visitantes como verdadeiro ponto turístico do centro de Arles. Em 1990 ele ainda foi reformado, para se parecer perfeitamente com o que o artista retratou no quadro: uma réplica a pintura foi colocada em ângulo preciso no local, oferecendo a visão que inspirou Van Gogh.
O café atualmente, com o quadro posicionado, mostrando o ângulo preciso
Publicidade
Em uma indústria cultural historicamente dominada pelos países de língua inglesa, com uma quase onipresença de...
Fim de ano se aproximando mas muita coisa ainda está acabando de começar. Por exemplo a turnê das bandas Winter...
A Orquestra de Vegetais realiza concertos no mundo todo usando apenas vegetais frescos. A cada novo lugar que visita,...
Nem sempre antigo é sinônimo de careta. Nos anos 1920 e 1930 grandes e maravilhosas loucuras foram produzidas por...
Alice no País das Maravilhas ganhou uma nova versão (editora Penguin) ilustrada por nada menos que Yayoi Kusama. Pra...
Quem sonha em ter um tempo longe de tudo para poder passar os dias somente assistindo um filme atrás do outro, pode...
Imagina o tanto de lugares secretos que São Paulo tem. Um deles é um convento abandonado em plena rodovia Raposo...
Não é a pessoa que escolhe o talento é o talento que escolhe a pessoa e por isso é que algo tão raro... Fosse o...
Talvez o endereço 171 Lake Washington Bouleavard, East não signifique em princípio nada para a maioria de nós. Se...