Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Imagine o som de um buraco negro engolindo uma estrela enorme. Ainda que no vácuo do espaço o som não se propague, a ideia de um fenômeno de proporções tão grandes acontecendo nos dá a sensação de estremecimento completo.
Cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT) conseguiram emular qual seria o som desse fenômeno e o resultado é assustador.
Cientistas desejam mapear buracos negros ao redor da galáxia e utilizaram frequências luminosas para isso
O som é a reprodução dos ecos de luz emitidos pelos polos gravitacionais ao sugar gás e poeira da estrela pelo buraco negro
Basicamente, através do telescópio Nicer, da Nasa, os pesquisadores conseguiram captar diversas emissões de raios X emitidos pelas estrelas engolidas. É quase como um grito de socorro das gigantes bolas de luz que estão na direção do gigante de gravidade.
– Buraco negro ‘menos ameaçador do universo’ cria estrela ao invés de destruí-las
Com o auxílio de pesquisadores em música e educação, os pesquisadores conseguiram converter os sinais luminosos em ondas sonoras e chegaram no resultado incrível que acabou fazendo muito sucesso na internet (e também virou meme).
NOTÍCIA: NASA conseguiu gravar o som de um buraco negro. Essa sonificação é diferente de qualquer outra feita antes 📷 @NASA pic.twitter.com/7MQVtHBFZG
— Astronomiaum 🌎🚀 (@Astronomiaum) May 6, 2022
Na verdade, a captação do som tem um fim específico: ao identificar os padrões de luz desses buracos negros, os cientistas podem mapear potenciais pequenas estruturas parecidas próximas da Terra e conseguir fazer um mapeamento completo do fenômeno nas proximidades do Universo.
– Nasa registra ‘dança’ de estrelas ao redor de buraco negro na Via Láctea
“Curiosamente, esses binários de buracos negros parecem ser ‘mini’ buracos negros supermassivos e, portanto, entendendo as explosões nesses pequenos sistemas próximos, podemos entender como explosões semelhantes em buracos negros supermassivos afetam as galáxias em que residem”, explica a professora de física do MIT, Erin Kara.
Publicidade
As águas de Algarve, no sul de Portugal, mantinham até hoje um habitante inusitado. O Chlamydoselachus anguineus,...
A expectativa de vida de diferentes espécies animais há muito nos fascina e não é de agora. Já foram encontrados...
Simone Maria da Conceição, de 43 anos, foi a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Recife (PE), procurando ajuda...
Você provavelmente já sabia que os gatos eram considerados sagrados no Antigo Egito. Acontece que, depois de...
Estamos sempre em busca de uma fórmula mágica para nos manter jovens e sadios por mais tempo. Agora, a...
Engana-se quem pensa que o alecrim é somente um tempero para certas receitas: ainda que a planta seja de fato especial...
Algumas pessoas passam a vida inteira sem comer determinado alimento por acharem que são alérgicas a ele, quando na...
Uma mulher argentina pode ter se tornado o segundo caso conhecido no mundo de cura do vírus HIV sem a necessidade de...
A sabedoria popular sabe desde sempre que rir é o melhor remédio. Para além da saúde individual, porém, uma...