Sustentabilidade

SP tem relatos de prédios balançando após terremoto na Argentina

Redação Hypeness - 11/05/2022 às 16:08 | Atualizada em 11/05/2022 às 16:49

Quem disse que no Brasil não tem terremoto? Nesta terça-feira (10), moradores de diversas cidades de Minas Gerais e São Paulo sentiram os efeitos de um abalo sísmico ocorrido nos Andes.

O fenômeno aconteceu em San Antonio de los Cobres, na região de Salta, na Argentina e pode ser sentido em diversos países da América do Sul. O tremor de terra registrou 6,8 pontos na escala Richter. Foram sentidos efeitos do terremoto no Chile, Bolívia, Paraguai e Brasil.

Dados do Centro de Sismologia da USP mostram locais onde tremor de terra foi sentido na capital paulista

Diversas pessoas relataram ter sentido os tremores por volta das 20h da última terça-feira. Em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, moradores chegaram a sair do prédio onde moram por segurança. O mesmo ocorreu em Itatiba, cidade próxima de Campinas e Vinhedo.

Confira alguns tweets mostrando os relatos de tremor no Brasil:

De acordo com informações do jornal La Tercera, de Buenos Aires, não existem registros de vítimas fatais ou danos a serviços básicos para a vida humana, como abastecimento de água ou luz.

– Brasil foi atingido por tsunami em 1755 provocado por maior terremoto da Europa

O Serviço Sismológico Argentino alertou para a guarda chilena a observação e monitoramento da possibilidade de tsunami na costa do pacífico. Até o momento, nenhuma onda gigante foi registrada.

Confira vídeos do fenômeno no Chile:

Terremoto ocorreu a 79 quilômetros de San Salvador de Jujuy, cidade mais próxima do epicentro

Ontem, um terremoto de escala similar também foi registrado em Taiwan.

– Flashes de luz vistos durante forte terremoto no Japão são mapeados desde 1600; assista

No último domingo (9), foram registrados tremores de terra em Jacobina, na Bahia. De acordo com o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), abalos sismológicos na escala de 3,3 na escala Richter ocorreram no norte baiano.

Publicidade

Fotos: Foto 1: Centro de Sismologia da USP Foto 2: Centro Europeu de Sismologia


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness