Debate

Túmulo de Dobby, de Harry Potter, vira problema na praia britânica de Freshwater West

Redação Hypeness - 13/05/2022 às 09:38

Parte de uma popular praia galesa cuidada pelo National Trust tem sido um santuário para o túmulo de um dos personagens favoritos dos fãs de Harry Potter, Dobby. Mas agora, o ‘lugar de descanso’ do elfo doméstico pode ser removido por causar problemas no local.

Uma lápide não-oficial do ex-servo de Malfoy Manor pode ser encontrada em Freshwater West Beach, Pembrokeshire, que é constantemente visitada por fãs de Harry Potter vindos de todo o mundo.

Túmulo de Dobby, de Harry Potter, vira problema na praia britânica de Freshwater West

Túmulo de Dobby, de Harry Potter, vira problema na praia britânica de Freshwater West

 

Numa faixa que ocupa cerca de um terço da praia onde Dobby morreu, os turistas podem encontrar uma modesta coleção de seixos pintados entre as dunas de areia, onde os devotos Potterheads prestaram seus respeitos e deixaram homenagens em seu “lugar de descanso final”.

A praia galesa é onde a morte do personagem foi filmada em “Harry Potter e as Relíquias da Morte” e a lápide virou ponto turístico. Ali, fãs deixam presentes, flores, panos de prato e muitas vezes meias, tudo em memória do personagem fictício interpretado por Toby Jones.

Uma das citações mais conhecidas da franquia é que “O Mestre deu uma meia a Dobby” – já que os elfos domésticos só podem ser liberados do serviço se receberem uma peça de roupa. O que foi o caso de Dobby, não por real intenção de seus antigos mestres.

Gravação da morte de Dobby na praia britânica de Freshwater West | Foto: Getty Images

Gravação da morte de Dobby na praia britânica de Freshwater West | Foto: Getty Images

Problemas no paraíso

O National Trust Wales, que gerencia a conservação do local, encomendou uma pesquisa para perguntar ao público se a sepultura deve ser removida ou permanecer na pitoresca praia da qual a caridade possui a maior parte, pois eles acreditam que não é “sustentável a longo prazo”.

A organização de conservação disse: “Com o tempo, o tão amado Freshwater West tornou-se cada vez mais popular. O acesso à natureza e ao ar livre para todos é de vital importância, mas o aumento de visitantes aumentou a pressão sobre o meio ambiente e as instalações. Isso não parece sustentável a longo prazo, sem impactar negativamente neste lugar especial”.

—Hogwarts Legacy: tudo o que você precisa saber sobre o jogo de Harry Potter e o universo da saga

Milhares de fãs de Harry Potter visitam a atração todos os anos, e a pesquisa pede a opinião de moradores e visitantes sobre como a Freshwater West deve ser gerenciada a longo prazo. “Esperamos que os elementos da pesquisa ajudem a chegar mais perto de uma solução futura viável, sustentável e ambientalmente respeitosa para a gestão deste lugar especial e valorizamos sua contribuição adicional”, disseram em comunicado.

A pesquisa de 30 perguntas tem duas questões sobre o local de descanso de Dobby, uma perguntando se a sepultura deve ser removida e uma segunda sugerindo que ela poderia ser transferida para um “local público adequado fora do local”. Os participantes da pesquisa podem escolher respostas que vão de “definitivamente contra” a “fortemente a favor”, com uma opção neutra, “não sei”, com espaço para comentários para compartilhar mais opiniões. O resultado ainda não foi liberado.

—‘Harry Potter’: as versões mais lindas que já foram lançadas no Brasil

Publicidade

Fotos: Reprodução/Harry Potter


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness