Viagem

‘Vale das Árvores Quadradas’ intriga cientistas e atrai turistas no Panamá

Vitor Paiva - 13/05/2022 às 15:25 | Atualizada em 16/05/2022 às 19:34

Localizado ao norte do Panamá, o Vale do Anton possui uma atração natural que parece saídas das mais fantásticas páginas da literatura, mas que floresce em plena vida real: algumas árvores no local são quadradas. Sim, ao invés do esperado formato circular, os troncos dessas árvores possuem um desenho quadrado ou retangular que há muitos anos espantam a comunidade científica e atrai os turistas para conhecer a região, posicionada sobre as cinzas de um antigo e gigante vulcão inativo – que, não por acaso, ganhou o apelido de “Vale das árvores quadradas”, se tornando uma verdadeira atração popular.

O formato peculiar das árvores valeu o apelido de "Vale das Árvores Quadradas" para o local

O formato peculiar das árvores valeu o apelido de “Vale das Árvores Quadradas” para o local

-As incríveis árvores dançarinas da ilha de Sumba, na Indonésia

Muita gente encontra explicação para o formato especial das árvores no fato do “Vale das Árvores Quadradas” se localizar dentro do segundo maior vulcão adormecido do mundo, mas a verdade é que a comunidade científica ainda não encontrou a razão por trás do peculiar desenho dos troncos na região. A maior parte dos “arboles cuadrados” são do tipo Quararibea asterolepis, uma espécie nativa da América Central e da América do Sul, e até mesmo os anéis, representando a “idade” de cada árvore, possuem o o desenho quadrado no interior dos troncos.

Experimentos comprovaram que o formato quadrado é efeito do ambiente do Vale do Anton

Experimentos comprovaram que o formato quadrado é efeito do ambiente do Vale do Anton

A posição de dentro de um vulcão adormecido justificaria a anomalia

A posição de dentro de um vulcão adormecido justificaria a anomalia

-A história do roubo das árvores mar adentro que inspirou um premiado documentário

Cientistas ligados à Universidade da Flórida, nos EUA, vêm tentando desvendar o motivo do raro desenho encontrado nas árvores da região do Vale do Anton, e chegaram a pegar algumas mudas para plantá-las em outro local, a fim de descobrir se elas manteriam sua característica peculiar e cresceriam no formato. A conclusão comprovou que os troncos quadrados estão ligados ao ambiente da região do Panamá, já que as árvores cresceram em formato arredondado quando replantadas em outro local.

Cientistas da Universidade da Flórida testaram a natureza peculiar das árvores da região

Cientistas da Universidade da Flórida testaram a natureza peculiar das árvores da região

-‘Rota do Absinto’ esconde garrafas da bebida em floresta suíça

Há quem não enxergue nada de especial nas árvores, e nem sequer as perceba como realmente quadradas, tratando a lenda do “Vale das Árvores Quadradas” como algo natural ou simplesmente projetado para atrair turistas à região. Seja como for, o fato é que não é todo dia que encontramos uma porção de árvores quadradas na natureza, especialmente crescendo exclusivamente dentro de um dos maiores vulcões adormecidos do mundo – trata-se, portanto, de uma aventura especial, que vale a visita e o mistério.

Há quem não veja nada de especial, nem mesmo de tão quadrado, nas árvores do vale

Há quem não veja nada de especial, nem mesmo de tão quadrado, nas árvores do vale

Publicidade

© fotos 1, 2: Oddity Central/reprodução

© fotos 3, 4: Atlas Obscura/reprodução

© foto 5: Erik B/Flickr/CC


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Canais Especiais Hypeness