Ciência

Veja as fotos incríveis do eclipse da única ‘Lua de sangue’ do ano no mundo e quando serão os próximos

16 • 05 • 2022 às 12:56
Atualizada em 16 • 05 • 2022 às 12:58
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Na noite desse domingo (15), o Brasil observou um eclipse lunar que perdurou no céu e encantou os amantes da astronomia.

O fenômeno ganhou o nome de ‘Lua de Sangue’ por conta da coloração avermelhada que o satélite ganhou. A mudança de cor na lua foi causada pela sombra que a Terra fez no astro.

Imagens mostram as fases da eclipse na Cidade do México

Eclipses lunares ocorrem porque nosso planeta fica entre a luz do Sol e a Lua. O satélite perde sua iluminação e se apaga por alguns minutos. A sombra curva da Terra na Lua é uma das primeiras evidências para a humanidade de que o nosso planeta é redondo.

O fenômeno de ontem foi observado em toda a América do Sul, partes da África e da Europa, além dos EUA. Quanto mais a leste, menor a visualização do eclipse.

– Detritos do cometa Halley são vistos durante chuva com mais de 300 meteoros no céu de SC

Todo o Brasil pode ver a lua desaparecendo durante a noite. Contudo, algumas cidades do país não puderam observar o fenômeno por conta das nuvens.

Curamos algumas imagens da visualização da ‘Lua de Sangue’ ao redor do planeta através de registros nas redes sociais e fotografias. Confira:

Eclipse em São Paulo

Eclipse na Espanha

Registro feito em Málaga na Espanha mostra eclipse no pôr-do-sol espanhol

Eclipse na Califórnia, EUA

Na Califórnia, fenômeno pode ser visto durante o dia; imagens foram captadas em San Francisco

Eclipse em Nova York, EUA

Foto mostra a beleza do eclipse ao lado do One World Trade Center, em Nova York

Eclipse em Buenos Aires

Todas as fases do eclipse

@yaaz.c0mEclipse.♬ original sound – sped up songs ❤️‍🩹

Quando será o próximo eclipse?

Os eclipses ocorrem com certa frequência, mas a sua visualização é diferente ao longo das regiões do planeta. De acordo com os especialistas, tanto os lunares como solares podem ocorrer a cada seis meses.

“Os próximos lunares serão em 8 de novembro e 5 de maio de 2023. Nenhum deles será visível do Brasil. Já os solares serão em 20 de abril e 14 de outubro do ano que vem. Esse segundo poderá ser visto aqui do país”, afirma o astrônomo Adriano Leonês ao Correio Braziliense.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Canais Especiais Hypeness