Viagem

Vídeo mostra tubarão tentando comer hélice de um barco na Austrália

20 • 05 • 2022 às 10:47 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Um grupo de quatro amigos pescadores registrou em vídeo um assustador encontro com um tubarão ocorrido recentemente nas águas de Coral Bay, na Austrália. Curiosamente, no registro, o animal de 3 metros de comprimento aparece tentando “comer” parte do motor do barco em que o grupo se encontrava.

O tubarão engoliu boa parte de uma grande hélice do motor da lancha na Austrália

O tubarão engoliu boa parte de uma grande hélice do motor da lancha na Austrália

-A série de fotos que mostra a ‘invasão’ de mais de 200 tubarões em praia de surf na Austrália

O incidente aconteceu no dia 11 de maio, durante a viagem anual que os amigos realizam para pescar na região e, segundo relatos, antes de tentar arrancar com os dentes uma das hélices da embarcação, o tubarão-cobra já havia lutado por cerca de uma hora para se livrar da linha de pesca. De acordo com os relatos de Matt Zen, Jarryd England, Travis Miles e Lukas Bray, o grupo estava navegando pela região, localizada a cerca de 12 horas ao norte da cidade de Perth, quando um deles sentiu um puxão especialmente pesado em sua linha.

-Por que tubarões atacam as pessoas? Este estudo responde

Enquanto se esforçavam para livrar o imenso predador do anzol, o tubarão deu a volta no barco e abocanhou uma das hélices do motor. “Acho que o choque e o espanto se transformaram em preocupação quando vimos o quanto da hélice estava dentro da boca do tubarão”, comentou Matt. No vídeo, é possível ouvir o momento em que um dos amigos comenta sobre a “loucura” que era ver o animal mordendo o motor, enquanto outro se refere como “um monstro” ao tubarão.

Segundo os relatos, o animal permaneceu cerca de 5 minutos "mastigando" a hélice

Segundo os relatos, o animal permaneceu cerca de 5 minutos “mastigando” a hélice

-Drone capta momento surreal em que crianças são cercadas por 400 tubarões na Austrália

“Acho que eu era o único preocupado com o fato de que havia um tubarão no único meio que tínhamos para voltar pra casa, a 50 km da costa”, comentou Travis à imprensa local. “Eu me perguntava como iríamos nos livrar do animal, e quanto restaria da hélice quando conseguíssemos”, afirmou Jarryd. A situação não é de forma alguma inédita na região: há cerca de um mês, uma família de Perth que navegava pelas mesmas águas teve seu motor atacado, em “encontro” que durou uma hora e terminou sem maiores problemas além do susto.

Os quatro amigos, que viajam anualmente à região para pescar

Os quatro amigos, que viajam anualmente à região para pescar

-O que sabe sobre criatura misteriosa que perseguiu homem em barco: ‘Queria me atacar’

Para sorte do grupo de amigos, no incidente recente o interesse do tubarão pelo motor do barco durou somente cerca de cinco minutos, quando o animal enfim largou o motor e saiu nadando. Tanto o barco quanto os pescadores saíram ilesos, com apenas uma incrível história pra contar – e um vídeo pra viralizar.

Publicidade

© fotos 1, 2: Twitter/reprodução

© foto 3: Arquivo pessoal/reprodução


Canais Especiais Hypeness