Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Se o São João é celebrado e amado por todo o país, é na região Nordeste que as festas juninas se afirmam em tamanho e animação como um dos símbolos mais fortes de nossa cultura popular. Reunindo música e dança, comidas, decorações típicas ao redor da fogueira e de verdadeiras multidões, algumas cidades fazem do São João um evento grandioso, durando o mês inteiro com centenas de atrações e milhares de visitantes para dançar, comer, cantar e se emocionar.
A decoração é parte essencial para o espírito das festas de São João
-Curiosidades sobre a história da festa junina – uma festa originalmente camponesa e pagã
Quentão, canjica, milho, bolos, paçoca e pipoca não faltam, como também não falta a alegria das pessoas para dançar e participar de algumas das maiores festas populares do Brasil. Em cada canto do nordeste o São João é diferente, com características e tradições particulares de uma determinada cidade ou região, mas todas têm em comum a paixão pela cultura popular e a beleza do povo e de seus festejos em seus arraiás.
As danças típicas, com quadrilhas, trenzinhos e coreografias, também formam os festejos
-Receitas veganas de festa junina: 6 adaptações que não ficam atrás dos originais
Assim, selecionamos 5 festas juninas imperdíveis que fazem do Nordeste o destino certo para quem quer os maiores e melhores arraiás do mundo. Vale lembrar que muitas cidades e festas ficaram de fora, pois é impossível dar conta de todo São João da região, já que, no Nordeste, tem festa em junho por todo o canto.
Multidão se reúne do Parque do Povo, em Campina Grande
Campina Grande disputa com Caruaru, no Pernambuco, o título de “maior São João” do país, e é competição acirrada. A cidade paraibana tem festa por todo o mês, com centenas de milhares de pessoas se reunindo principalmente no Parque do Povo para queima de fogos, shows, campeonatos de quadrilha, casamentos coletivos e muita música.
Em Caruaru a festa reúne milhares de pessoas no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga
Caruaru é a capital do forró e também do São João. As festanças acontecem principalmente no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga mas se espalham por toda a cidade, com centenas de shows e quadrilhas capazes de reunir milhares de pessoas ao mesmo tempo ao longo de 25 dias, com os maiores nomes da música nordestina passando para celebrar por lá.
-Lanchonete paulista cria o melhor open do mundo: comidas e bebidas de Quermesse
Cena do espetáculo “Chuva de Bala no país de Mossoró”, no São João da cidade
O São João de Mossoró, a 281 km de Natal, se orgulha de ser um dos mais tradicionais do país, com cavalgada, festival de sanfoneiros, espetáculos teatrais, quadrilhas e mais, em apresentações que costumam acontecer no adro da Capela de São Vicente. A tradição, porém, não abre mão de grandes shows, que reúnem multidões em festa na cidade potiguar.
O São João em Aracaju é também um dos maiores do Brasil
As celebrações na capital sergipana também duram o mês inteiro, mas têm no Forró Caju seu evento mais popular. Ocorrendo na Praça Hilton Lopes, a festa reúne mais de 1 milhão de pessoas anualmente, para festejarem com tudo que tem direito: comidas típicas, quadrilhas, sanfonas, e mais de 200 shows durante os 12 dias que costuma durar o Forró Caju na cidade.
Um dos muitos bois que saem em desfile pelas ruas de São Luís, no Maranhão
O São João da capital maranhense é um dos mais conhecidos do país – e também um dos mais singulares e tradicionais do Brasil. O festival do Bumba-meu-boi reúne milhares de pessoas pelas ruas de São Luís desde o século XVIII, para contar e cantar a história da escravizada Mãe Catirina. A festa foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 2019, e acontece por todos os cantos da cidade, mas se reúne principalmente na Praça Maria Aragão, ou “Terreiro de Maria”.
Publicidade
Esse bichinho de olho arregalado e cor violeta que você vê no vídeo abaixo e mais parece um pokémon da vida real é...
O pedido de recuperação judicial da companhia aérea francesa Aigle Azur deixou dezenas de brasileiros na mão. A...
Se valendo de uma tendência muito forte de compartilhamento de ideias, projetos, e até de um sofá pra dormir, um...
Depois de largar seu emprego, Henrik Vikse resolveu que queria ser próprio chefe e tomar as rédeas de sua vida. Foi...
A maioria das pessoas deixa para dormir sob a terra depois da morte. Mas, graças a alguns hotéis incomuns, não é...
Jaque Barbosa e Eme Viegas, criadores dos sites Hypeness e Casal Sem Vergonha, deixam a selva de pedra para dar início...
Uma paixão pelas montanhas da Polônia, uma câmera fotográfica e um pouco de inspiração foram os motivos que...
Enquanto não começam as viagens comerciais ao espaço ou os hotéis na órbita da Terra não são inaugurados, a...
Chega o verão e muita gente começa a planejar suas viagens durante as férias. E, mesmo que chegar ao destino seja...