Viagem

5 festas de São João mais incríveis do Nordeste

23 • 06 • 2022 às 09:50
Atualizada em 27 • 06 • 2022 às 10:31
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Se o São João é celebrado e amado por todo o país, é na região Nordeste que as festas juninas se afirmam em tamanho e animação como um dos símbolos mais fortes de nossa cultura popular. Reunindo música e dança, comidas, decorações típicas ao redor da fogueira e de verdadeiras multidões, algumas cidades fazem do São João um evento grandioso, durando o mês inteiro com centenas de atrações e milhares de visitantes para dançar, comer, cantar e se emocionar.

A decoração é parte essencial para o espírito das festas de São João

A decoração é parte essencial para o espírito das festas de São João

-Curiosidades sobre a história da festa junina – uma festa originalmente camponesa e pagã

Quentão, canjica, milho, bolos, paçoca e pipoca não faltam, como também não falta a alegria das pessoas para dançar e participar de algumas das maiores festas populares do Brasil. Em cada canto do nordeste o São João é diferente, com características e tradições particulares de uma determinada cidade ou região, mas todas têm em comum a paixão pela cultura popular e a beleza do povo e de seus festejos em seus arraiás.

As danças típicas, com quadrilhas, trenzinhos e coreografias, também formam os festejos

As danças típicas, com quadrilhas, trenzinhos e coreografias, também formam os festejos

-Receitas veganas de festa junina: 6 adaptações que não ficam atrás dos originais

Assim, selecionamos 5 festas juninas imperdíveis que fazem do Nordeste o destino certo para quem quer os maiores e melhores arraiás do mundo. Vale lembrar que muitas cidades e festas ficaram de fora, pois é impossível dar conta de todo São João da região, já que, no Nordeste, tem festa em junho por todo o canto.

Campina Grande (Paraíba)

Multidão se reúne do Parque do Povo, em Campina Grande

Multidão se reúne do Parque do Povo, em Campina Grande

Campina Grande disputa com Caruaru, no Pernambuco, o título de “maior São João” do país, e é competição acirrada. A cidade paraibana tem festa por todo o mês, com centenas de milhares de pessoas se reunindo principalmente no Parque do Povo para queima de fogos, shows, campeonatos de quadrilha, casamentos coletivos e muita música.

Caruaru (Pernambuco)

Em Caruaru a festa dura um mês, e reúne milhares e milhares de pessoas

Em Caruaru a festa reúne milhares de pessoas no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga

Caruaru é a capital do forró e também do São João. As festanças acontecem principalmente no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga mas se espalham por toda a cidade, com centenas de shows e quadrilhas capazes de reunir milhares de pessoas ao mesmo tempo ao longo de 25 dias, com os maiores nomes da música nordestina passando para celebrar por lá.

-Lanchonete paulista cria o melhor open do mundo: comidas e bebidas de Quermesse

Mossoró (Rio Grande do Norte)

Cena do espetáculo "Chuva de Bala no país de Mossoró", no São João da cidade

Cena do espetáculo “Chuva de Bala no país de Mossoró”, no São João da cidade

O São João de Mossoró, a 281 km de Natal, se orgulha de ser um dos mais tradicionais do país, com cavalgada, festival de sanfoneiros, espetáculos teatrais, quadrilhas e mais, em apresentações que costumam acontecer no adro da Capela de São Vicente. A tradição, porém, não abre mão de grandes shows, que reúnem multidões em festa na cidade potiguar.

Aracaju (Sergipe)

O São João em Aracaju é também um dos maiores do Brasil

O São João em Aracaju é também um dos maiores do Brasil

As celebrações na capital sergipana também duram o mês inteiro, mas têm no Forró Caju seu evento mais popular. Ocorrendo na Praça Hilton Lopes, a festa reúne mais de 1 milhão de pessoas anualmente, para festejarem com tudo que tem direito: comidas típicas, quadrilhas, sanfonas, e mais de 200 shows durante os 12 dias que costuma durar o Forró Caju na cidade.

São Luís (Maranhão)

Um dos muitos bois que saem em desfile pelas ruas de São Luís, no Maranhão

Um dos muitos bois que saem em desfile pelas ruas de São Luís, no Maranhão

O São João da capital maranhense é um dos mais conhecidos do país – e também um dos mais singulares e tradicionais do Brasil. O festival do Bumba-meu-boi reúne milhares de pessoas pelas ruas de São Luís desde o século XVIII, para contar e cantar a história da escravizada Mãe Catirina. A festa foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 2019, e acontece por todos os cantos da cidade, mas se reúne principalmente na Praça Maria Aragão, ou “Terreiro de Maria”.

Publicidade

© foto 1: Getty Images

© fotos 2, 4: Janine Moraes/MinC

© fotos 3, 5, 6: Wikimedia Commons

© foto 7: Portal Iphan


Canais Especiais Hypeness