Inspiração

A história do gato simpático que virou estátua em Istambul

08 • 06 • 2022 às 08:52
Atualizada em 10 • 06 • 2022 às 09:34
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Uma gatinha de rua virou o mascote oficial do distrito de Kadıköy, em Istambul, Turquia. Ela ganhou o nome de Tombili, que é um apelido turco para animais de estimação que são gordinhos – mas o pet do bairro, na realidade, se comportava como um ser humano.

Tombili se sentava na escadinha da praça do bairro, sempre observando o movimento da rua, sem perder nada. Detalhe para o bracinho apoiado para não cansar. 

– Gato com rosto bicolor vira pai e cada filhote nasce com uma de suas cores

A pose da gatinha ficou famosa pelo bairro turco

Tombili também era conhecida por seu comportamento amigável e, quando ela morreu, no início de agosto de 2016, os moradores organizaram uma petição, que recebeu 17.000 assinaturas para celebrar a gatinha com uma escultura. O local nem precisou ser debatido: a escadinha em que ela se encostava para observar o bairro. 

– Fotos antigas de celebridades com seus gatos mostram que no amor felino somos todos iguais

Os moradores protestaram o roubo da estátua de Tombili

O escultor Seval Şahin criou uma escultura que recriou, em pedra, a icônica pose reclinada de Tombili. Alguns meses depois, os moradores entraram em pânico por causa do desaparecimento da estátua, e chegaram a fazer protestos públicos até que a estátua fosse devolvida – não há suspeitos do crime. 

Publicidade

Foto 1: Reprodução / Instagram @historycoolkids
Foto 2: Reprodução / Facebook @Anadolu Kedisi


Canais Especiais Hypeness