Inspiração

A pergunta de meio milhão de dólares e a história da 1ª mulher a ganhar uma competição na tevê

03 • 06 • 2022 às 09:28
Atualizada em 06 • 06 • 2022 às 19:30
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

A psicóloga estadunidense Joyce Brothers teve uma longa trajetória na televisão dos EUA, mas seu início foi bastante curioso. Ela foi a primeira mulher a ganhar um game show na TV.

Joyce Brothers estava estudando psicologia no ano de 1955 e morava com seu marido, também estudante, em regiões paupérrimas da cidade de Nova York. Desesperada por dinheiro, ela se rendeu e foi parar em um game show da CBS, o  The $64,000 Question (A Questão de 64 mil dólares).

Depois de levar prêmios milionários em talk-shows, Joyce se tornou a voz da psicologia na televisão americana

O prêmio do programa era, como diz o nome, 64 mil dólares. Corrigido pela inflação, o valor estaria próximo de US$ 596 mil ou 2,8 milhões de reais.

Os produtores do programa conversaram com Joyce e aceitaram que ela participasse do programa. Contudo, ela não poderia falar de psicologia. Eles acreditavam que uma boa chance de fazer com que ela perdesse seria fazer um programa sobre um tema que ela desconhecesse.

Então, eles deram a opção para que ela escolhesse entre três temas: boxe, corridas de cavalo ou futebol americano. Ela escolheu a luta.

O que os produtores do programa não sabiam é que Joyce foi socializada e tratada pelo próprio pai como um homem durante toda a sua juventude. Seu genitor não a reconhecia pelo seu sexo biológico, o que fez com que ela fosse socializada como homem (e, segundo ela, daí surgiu seu fascínio pelos esportes).

– Como uma mulher nascida em 1815 se tornou a primeira programadora da história

Ela estudou boxe e conversou com seu marido, que era um aficionado pela luta. Eles estudaram juntos para o programa e memorizaram tudo que era possível.

Na TV, respondeu as primeiras perguntas de forma correta. Quando ela ultrapassou a marca de 16 mil dólares, os produtores do programa decidiram alterar o conteúdo das perguntas para que elas ficassem mais difíceis. Não importou para Joyce, que levou o prêmio para casa.

E qual era a pergunta de 64 mil dólares? “Que homem, mais tarde famoso no mundo do boxe, apitou o retorno do próximo campeão contra Jack Johnson em Reno, Nevada?”. Ela respondeu “Tex Rickard” e acertou.

A Revnol, patrocinadora do programa responsável pelo pagamento, não acreditava que ela seria capaz de ganhar o programa e demorou semanas para pagá-la porque não tinha dinheiro em caixa.

A memória visual e o estudo intenso da psicóloga fizeram dela a primeira mulher ganhadora de um game show

Posteriormente, ela voltou ao programa para um battle royale entre os sete ganhadores da história e ganhou novamente o prêmio, levando outros 64 mil dólares para casa.

Leia também: Nelly Bly: a escritora, jornalista investigativa e empresária que deu a volta ao mundo antes das mulheres poderem votar

No ano seguinte, Joyce se tornou a primeira comentarista esportiva da TV americana nacional ao comentar boxe na NBC. Ao longo dos anos, foi popularizando seu conhecimento em psicologia e se tornou uma espécie de “psicóloga” dos talk shows norte-americanos, além de ter comandado seu próprio programa. Joyce é reconhecida como a principal responsável pela democratização do acesso à psicologia nos EUA e é reconhecida até hoje por isso.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness