Ciência

Alinhamento planetário visto a cada 18 anos poderá ser observado a olho nu em junho; entenda

09 • 06 • 2022 às 15:06
Atualizada em 09 • 06 • 2022 às 15:10
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

No próximo dia 24, poderemos ver um raro alinhamento planetário no céu. Cinco planetas e a Lua estarão alinhados no céu, um fenômeno que ocorre a cada 18 anos e só irá se repetir no ano de 2040.

A gente adiantou esse raro alinhamento em nossa matéria sobre o céu do mês de junho, que descreve os principais fenômenos astronômicos que ocorrerão no céu do nosso planeta.

– 1ª foto de buraco negro no centro da nossa galáxia pode confirmar teoria da relatividade; entenda

Site Stellarium prevê que configuração dos planetas no dia 24 deve ser dessa forma; alinhamento é considerado raríssimo e só será se repetir a partir do ano de 2040 (Foto: Reprodução/Stellarium)

Na madrugada do próximo dia 24, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno estarão alinhadas sob a perspectiva terrestre. Esses são os planetas mais próximos do nosso no sistema solar.

– Meteoro ‘bola de fogo’ brilha no céu e surpreende moradores de Santa Catarina; veja

Para observar os planetas, basta você olhar para o céu por volta das 5 horas da manhã. A melhor visualização é distante das luzes e da poluição das cidades, mas o céu limpo já deve ser suficiente para uma boa observação. Não será necessária a utilização de binóculos ou telescópios.

A visualização é recomendada durante a madrugada. Infelizmente, por conta de sua proximidade do Sol, o planeta Mercúrio acaba sendo dificilmente observável. Assim, o melhor horário para avistá-lo é logo antes da alvorada, por volta das 4h da manhã. Então, acorde cedo!

Leia também: Detritos do cometa Halley são vistos durante chuva com mais de 300 meteoros no céu de SC

A última vez que esta conjunção com estes cinco planetas ocorreu em dezembro do ano de 2004 e só deve se repetir daqui a 18 anos. Alinhamentos astronômicos são extremamente incríveis e podem ser previstos com antecedência pelos cientistas através de modelos astronômicos.

 

Publicidade

Fotos: Reprodução/Stellarium


Canais Especiais Hypeness