Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Muitas pessoas não resistem a um saco de batatas fritas, um dos salgadinhos mais facilmente disponíveis em qualquer país. As batatas fritas do tipo chips chegam às prateleiras em uma variedade de sabores impressionantes, mas se você circular em diferentes países vai perceber que representam um pouco da cultura de cada lugar. Mais do que isso, as marcas mudam muitas vezes de nome para ficarem com “a cara” de cada lugar.
A Lay’s, por exemplo, é um dos produtos mais vendidos da PepsiCo, uma empresa formada pela fusão da Pepsi e da Frito-Lay em 1965. A principal marca da empresa é a batata frita Lay’s. Porém, em alguns mercados, seus produtos são vendidos com diferentes nomes, como Frenchitas na Argentina; Sabritas no México; Tapuchips em Israel; Chipsy no Egito; Smith’s na Austrália; Walkers na Irlanda e Reino Unido; e Poca no Vietnã.
Além de mudar de nome, a empresa adota sabores locais em seus pacotes de salgadinhos para se adaptarem internacionalmente. Desde 2012, a Frito-Lay lançou a campanha “Do Us a Flavor” para as batatas fritas Lay’s. Dentro de um período de 12 semanas os participantes podem propor seus sabores favoritos através da página da marca no Facebook.
Ao final do período de submissão, são selecionados três sabores, que serão produzidos e disponibilizados nas lojas, para que os consumidores possam votar no mais saboroso. O vencedor ganha nada menos que um milhão de dólares assim que o resultado sai.
De ter apenas os sabores “Clássico” e “Barbecue” como sabores iniciais das batatas fritas Lay’s, a campanha deu à marca vários novos sabores, alguns dos quais estão disponíveis apenas em territórios específicos. Em 2013, os concorrentes nos Estados Unidos foram o Cheesy Garlic Bread (pão de alho com queijo), Chicken and Waffles (waffles e frango) e Sriracha (molho de pimenta estilo tailandês). O Pão de Alho com Queijo foi a escolha final, embora os outros dois sabores também tenham sido vendidos em algumas regiões dos Estados Unidos.
Em 2014, os sabores selecionados foram Cappuccino, Molho de Manga, Cheddar Bacon Mac & Cheese e Gengibre com Wasabi. Este último foi o vencedor. Para 2015, o sabor Biscuits & Gravy do Sul venceu e, em 2016, os finalistas foram o indiano Tikka Masala, a picanha brasileira, o grego Tzatziki e o chinês Szechuan Chicken.
Anthropology at its best: Lays crisp flavours from around the world.https://t.co/8kvprKlzNX
thanks @Matt_Muir pic.twitter.com/gBOG53TBW5
— Present & Correct (@presentcorrect) June 3, 2022
No ano seguinte, foram introduzidos o Tomate Verde Frito, o Bagel com Cream Cheese, o Jalapeno Popper Envolto em Bacon e o Taco Crocante. A campanha também foi realizada no Canadá. Mas, além dos vencedores do concurso, a Lay’s também apresentou diversos sabores para seus consumidores internacionais, como Tomate Espanhol, Limão Chileno e Sal e Pimenta Rachada.
Entre seus mercados mundiais, a Holanda tem o maior número de sabores. Alguns dos mercados têm sabores limitados, enquanto outros mercados têm seus próprios sabores exclusivos, disponíveis apenas para consumidores locais.
Alguns deles incluem Magic Masala para a Índia e japonês Nori Seaweed (alga marinha) para o mercado japonês. Alguns têm sabores gourmet, como Camarão Mornay, Pato Assado de Pequim, Teriyaki de Salmão, Bife Manhattan, Frango grelhado com páprica, Lula picante, Cogumelos da floresta cremosos, Caviar vermelho e muito mais.
—Viajante registra as diferenças nos cafés da manhã ao redor do mundo
O mercado chinês também tem seu próprio conjunto de sabores diferentes. Na China, você pode comprar uma variedade de sabores tão suaves quanto o de pepino e tão quentes quanto o Caldo de Sichuan. Você também pode encontrar sabores como Flores de cerejeira, Macha, Lima, Tomate cereja, Kiwi e até Blueberry. Há sabores que lembram diferentes cozinhas chinesas, como a Sopa de Peixe Quente e Azeda e o Caldinho Numb & Picante.
Desde a introdução de sabores únicos para suas batatas fritas, a empresa também realizou várias promoções voltadas para os mercados locais. Por exemplo, na campanha Lay’s Local na Índia, apresentou 80 fazendas de batata em toda a Índia. É uma estratégia para criar afinidade com a marca entre os consumidores indianos.
Hoje, as existem cerca de 200 sabores que personalizam o consumidor de todo o mundo – como caranguejo na Grécia, camarão e alho na Espanha, manteiga de mel na Indonésia e Gusto Bacon na Itália.
—Fotógrafa registra o que crianças comem de café da manhã pelo mundo
Assim, a Lay’s tem seguidores globais leais – vários canais do YouTube são dedicados a experimentar e revisar o maior número possível de sabores. Um site chamado Lay’s Around the World documenta todos os sabores e imagina histórias de origem jocosas para alguns dos mais exclusivos quem podem vir por aí.
“É interessante para mim porque você realmente tem que pensar – o que as pessoas deste país achariam agradável em uma batata frita”, Josh, o cara por trás do Lay’s Around the World, disse ao bonappetit.com. Ao longo dos anos, Josh comeu mais de 60 sabores de Lay’s de mais de uma dúzia de países. “Acho interessante que uma marca internacional faça o trabalho, tentando fazer sabores que ressoem no mercado local, experimentando assim.”
Publicidade
A admiração conquistada pelo chef Kevin na casa de repouso onde trabalha em Perthshire, na Escócia, não vem apenas...
O consumo de bebidas alcoólicas teve um boom durante a pandemia, mas se antes da crise global já existiam movimentos...
O YouTuber Flavio Giusti tem a receita perfeita para os veganos que querem testar uma receita nova, mas que não dê...
Festa junina é sobre fogueira, quadrilha e música, mas é muito sobre comida! Os quitutes são os mais variados e um...
O site gastronômico TasteAtlas, descrito como "um atlas mundial de pratos tradicionais, ingredientes locais e...
Um sorvete que dá calor? Parece absurdo, mas se estamos falando de uma sobremesa gelada que é servida com uma...
O crítico gastronômico (e temido por muitos chefs) Julio Bernardo, mais conhecido como JB , transitou há alguns anos...
A pandemia nos forçou a suspender toda e qualquer aglomeração nesse ano (ou assim deveria ser) e é para o nosso bem...
A culinária oriental, especialmente a japonesa, é bastante popular no Brasil. Não à toa, adaptamos os famosos...