Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Sabe aquela sensação de estar fora de São Paulo mesmo no meio da cidade? A dica cultural de hoje é o Canto, novo espaço multidisciplinar paulistano, que nasce nessa energia. Um quintal charmoso, envolto em uma área verde preservada, cheia de árvores frutíferas, onde a arte divide espaço com a gastronomia, onde florescem os encontros e olhares para o mundo.
Em um ponto onde a acelerada Avenida Doutor Arnaldo se apazigua e se transforma quase em vila, o Canto abre suas portas. A fachada de tijolos da ampla casa da década de 1950 abriga este novo espaço cultural que nasce da busca por ambientes ao ar livre e multifuncionais.
Canto SP: casa de 1950 abre unindo gastronomia, arte e bons drinks em charmosa área verde
Pensado pelos sócios Rute Correa, Luiz Guilherme Ferreira e Vinicius Goy, o Canto combina restaurante, bar, café e uma sala de arte contemporânea. O espaço expositivo, por onde devem circular mostras que valorizem olhares e novos artistas independentes, está pensado para ter suas paredes ocupadas, mas também para acolher instalações, esculturas e performances.
A exposição databasa (assim mesmo, em caixa baixa), abre os trabalhos unindo obras de artistas da BASA, rede remota de estudos, mentoria e articulação organizada pelo curador Lucas Velloso Pexão em 2020. Mais de 50 obras de 28 artistas em diferentes mídias se conectam de diferentes formas entre si e com o ambiente. Ao invés de inaugurar com um programa curatorial definido, a Sala de Arte do Canto inicia suas atividades como espaço em construção.
—Inhotim recebe Museu de Arte Negra em 4 atos inéditos
Perfeito para quem ama um programa diurno que se estende até as primeiras horas da madrugada, o Canto inaugura com um bar completo, mas com destaque para produtos de pequenas empresas nacionais. A dica é provar os drinks feitos com frutas do próprio quintal e que mudam sazonalmente. Um deles é o Perverso, fresco com toque herbal, feito com jaboticaba colhida no jardim, manjericão, gin e tônica. Para quem estiver no humor sem álcool, uma das opções é o Flerte, versão virgem do Perverso.
Outro destaque é o Laranjeira, que mistura gin tônica com laranja da terra, também do pomar da casa. Mas vale provar ainda o negroni feito com vermute e bitter da APTK, vinhos da Ventura ou a cerveja Turiaçu da cervejaria Catimba.
Das mãos da sócia, produtora e cozinheira Rute Correa, saem petiscos e lanches perfeitos para companhar a carta de bebidas. Para beliscar, dadinhos de tapioca, pastéis, mandioca super sequinha, além do já conhecido “Fuga das Galinhas”, com tiras de frango sequinhas empanadas com toque de gergelim, e do surpreendente smash burguer. Para esquentar as noites frias, caldinho de feijão, mandioca e ervilha, além das opções veganas, como o bolinho de grão de bico, ceviche de banana da terra e a versão vegana do hambúrguer da casa.
—Shojin ryori: culinária dos monges budistas japoneses inspira restaurantes contemporâneos
Rute comandará, em breve, o restaurante com menu tipicamente brasileiro que deve ficar aberto para almoço ao longo da semana, servindo pratos como a feijoada (servida também em versão vegana), entre outras delícias. Outra boa pedida é aparecer para o brunch regado à muita mimosa e avocado toast para domingos preguiçosos e sem pressa.
Ainda está nos planos próximos a abertura do Rimini. Especializado em cafés especiais e lanchinhos saborosos, o espaço deve abrir as portas no no jardim do Canto para aquele café matinal rápido a caminho do trabalho ou para estender a tarde com uma xícara de chá e um pão de queijo acompanhando o pôr-do-sol.
O Canto é ainda a sede do projeto O Amor Agradece, também comandado por Rute, que arrecada, produz e distribui alimentos saudáveis e cheios de carinho, além de roupas e cobertores para pessoas em situação de vulnerabilidade. A organização conecta quem tem fome com quem quer cozinhar, atuando pela garantia da alimentação para todos desde 2018. É possível fazer parte do movimento através de ajuda física ou de doações.
Canto SP
Avenida Doutor Arnaldo, 1638
Soft opening: sextas das 18h à 1h e sábados das 17h à 1h
Entrada gratuita
—19 boas opções de pratos veganos, vegetarianos e plant based por delivey
Publicidade
O tempo é implacável para todo mundo. Nem Keith Richards, que dia desses disse ter cheirado as cinzas do próprio...
Um festival no meio do deserto de Nevada, Estados Unidos: pessoas fantasiadas, corpos nus pintados, barracas, carros...
Fazer animação é uma arte. Em seu processo, cada fotograma de filme é produzido individualmente, um por um. Em 1917...
Um novo (e até então secreto) documentário sobre a vida e a obra do cantor e compositor inglês David Bowie está...
Apesar de estar estimada em 2 milhões de pessoas no Brasil, a população de transgêneros é ainda pouquíssimo...
Call Parade (sim, qualquer semelhança com a homônima Cow Parade não é coincidência) é um evento realizado pela...
Natal, Rio Grande do Norte. É aqui, nesta capital com cerca de 800 mil habitantes, em pleno Nordeste brasileiro, que...
O que mais se vê em capas de revista e em outdoors: modelos ou a ação do Photoshop? Seja nas fotos de uma festa ou...
A Adidas se juntou à luxuosa fábrica Meissen para criar um modelo único de um tênis feito de couro e porcelena. O...