Debate

Celebridades revelam que já abortaram e contam como lidaram com a experiência

29 • 06 • 2022 às 13:25
Atualizada em 29 • 06 • 2022 às 14:02
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Suprema Corte dos EUA revogou a decisão Roe v. Wade, que legalizava o aborto em todo o país. No Brasil, vimos casos de ataque ao direito de interrupção de gravidez em caso de estupro. Todos estes ataques aos direitos das mulheres fizeram com que muitas levantassem a voz e relatassem suas histórias.

No Brasil, o aborto é crime. A previsão legal é que a mulher que realiza o procedimento seja detida. A pena é de um a cinco anos. Se vivessem no Brasil, essas celebridades seriam consideradas criminosas, segundo uma seleção do site Bored Pandaque listou famosas que realizaram abortos:

1. Whoopi Goldberg

Whoopi Goldberg teve que recorrer a métodos arriscados por falta de acesso ao aborto legal

A atriz de ‘Mudança de Hábito’, ‘A Cor Púrpura’ e ‘Ghost’ revelou publicamente que fez um aborto sem apoio legal quando tinha 14 anos de idade. A decisão foi tomada em 1969, período em que a interrupção de gravidez ainda era proibida nos EUA. Felizmente, Whoopi sobreviveu ao arriscado procedimento.

“Eu descobri que estava grávida quando eu tinha 14 anos – eu não menstruei. Não conversei com ninguém. Eu entrei em pânico. Eu bebi essas misturas estranhas que as garotas me falaram – algo como [Johnnie] Walker Red com um pouco de Clorox, álcool, bicarbonato de sódio – que provavelmente salvou meu estômago – e creme batido. Misturei tudo. Fiquei violentamente doente. Naquele momento eu tinha mais medo de ter que explicar para alguém o que estava errado do que ir ao parque com um cabide, que foi o que fiz”, contou.

2. Laura Prepon

Estrela de sitcom dos anos 2000 teve que interromper gravidez por questões de saúde

A atriz Laura Prepon, a Donna de ‘That 70’s Show’, afirmou que decidiu fazer um aborto após descobrir que o feto não estava se desenvolvendo. A gravidez apresentava risco para a estrela de Hollywood.

“Nosso especialista de pré-natal nos disse que o cérebro não estava crescendo e os ossos não estavam crescendo. Disseram-nos que a gravidez não chegaria a termo e que meu corpo corria o risco de continuar carregando. Tivemos que interromper a gravidez”, disse.

3. Uma Thurman

Uma Thurman afirma que lidar com dor do aborto foi doloroso

Uma Thurman é uma das atrizes mais renomadas da indústria. Ela decidiu contar sua história em setembro de 2021.

“[Meu aborto] tem sido meu segredo mais sombrio até agora. Tenho 51 anos e estou compartilhando com vocês da casa onde criei meus três filhos, que são meu orgulho e alegria. … Eu estava começando a minha carreira e não tinha condições de dar um lar estável, nem mesmo para mim. Decidimos como família que eu não poderia continuar com a gravidez e concordamos que a interrupção era a escolha certa. Meu coração estava partido mesmo assim. … Doeu terrivelmente, mas eu não reclamei. Eu havia internalizado tanta vergonha que senti que merecia a dor”, revelou.

4. Milla Jovovich

Milla Jovovich participou de manifestações pró-escolha nos EUA após decisão da Suprema Corte

A atriz de ‘Resident Evil’ e modelo internacional afirmou que teve de realizar um aborto. Ela contou que o procedimento foi doloroso e defende o aborto legal para que melhores condições sejam dadas às mulheres que escolherem realizar a interrupção da gravidez.

“Entrei em trabalho de parto prematuro. O médico disse que tinha que ficar acordada durante todo o procedimento. Foi uma das experiências mais horríveis que já passei. Ainda tenho pesadelos com isso. Eu estava sozinha e indefeso. Quando penso no fato de que as mulheres podem ter que enfrentar abortos em condições ainda piores do que eu por causa das novas leis, meu estômago se revira”.

5. Nicki Minaj

Nicki Minaj afirma que decisão foi dolorosa, mas ela também é a favor do direito da mulher escolher

A cantora de ‘Superbass’ é uma das rappers mais famosas do mundo. Ela afirma que fez um aborto quando era adolescente e que tomou a decisão por conta de questões socioeconômicas.

“Eu pensei que ia morrer – eu era uma adolescente. Foi a coisa mais difícil que eu já passei. Seria contraditório se eu dissesse que não era pró-escolha – eu não estava pronta. Eu não tinha nada para oferecer a uma criança”, relatou.

6. Stevie Nicks

Sem aborto legal, não haveria Fleetwood Mac, uma das bandas mais importantes da história

A rainha do art-rock, Stevie Nicks, afirmou no ano de 2020 que ela deve sua carreira como cantora ao aborto legal. A vocalista de hits como ‘The Chain’ e ‘Dreams’ disse que foi graças ao procedimento que ela pode continuar sua trajetória com a banda Fleetwood Mac, hoje estourada graças ao TikTok.

“Se eu não tivesse feito aquele aborto, tenho certeza de que não haveria Fleetwood Mac. Não há como eu ter tido um filho naquela época, trabalhando tão duro quanto trabalhávamos – e havia muitas drogas. Eu estava usando um monte de drogas… eu teria que deixar a banda. Eu sabia que a música que íamos trazer ao mundo algo que iria curar o coração de tantas pessoas e fazer as pessoas felizes, e pensei: Quer saber? Isso é muito importante. Não há outra banda no mundo que tenha duas vocalistas e duas compositoras. Essa era a missão do meu mundo”, disse.

7. Naya Rivera

Naya Rivera sabia que momento de engravidar não era o certo e escolheu ser mãe depois de ter carreira estabelecida

O mundo se chocou com a morte de Naya Rivera,em julho de 2020. A atriz de ‘Glee’ também escolheu ter um aborto antes de ter uma carreira. Depois alcançado o sucesso financeiro, Rivera decidiu ter Josey Hollis Dorsey, que hoje tem três anos de idade.

“Desde o minuto em que fiz aquele primeiro telefonema para minha mãe, nunca foi uma questão de ter o bebê – eu só sabia que não poderia. E mesmo sem dizer, minha mãe também sabia. Isso facilitou porque eu senti que nunca tive que questionar se estava tomando a decisão certa, mas, ainda assim, nada sobre as próximas semanas foi nem remotamente fácil”, disse.

8. Keke Palmer

Keke Palmer também se manifestou contra retrocesso no direito ao aborto

A atriz Keke Palmer relatou que também realizou um aborto depois que o Alabama anunciar que iria restringir o aborto legal. A estrela de ‘True Jackson’ e ‘Alice’ afirmou que não poderia conciliar sua carreira com a maternidade.

“Eu estava preocupada com minhas responsabilidades profissionais e com medo de não poder conciliar meu trabalho com o cuidado materno. O Twitter às vezes é muito plano e muito curto para expressar sentimentos íntimos – palavras sem contexto [podem ser] muito irritantes. Estou triste com a proibição do aborto no Alabama. Sinto como se os direitos das mulheres estivessem retrocedendo”, contou.

9. Phoebe Bridgers

A nova ícone do rock defendeu o direito ao aborto seguro e legal

A cantora Phoebe Bridgers, considerada uma das grandes revelações do rock, disse que passou por uma aborto durante uma turnê no ano passado.

“Eu fiz um aborto em outubro do ano passado, enquanto estava em turnê. Eu fui em uma clínica, me deram uma pílula abortiva. Foi fácil. Todo mundo merece esse mesmo acesso”, escreveu ela no Instagram e no Twitter.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness