Ciência

Céu do mês: Superlua e alinhamento de cinco planetas são destaque das noites longas de inverno

03 • 06 • 2022 às 15:24
Atualizada em 03 • 06 • 2022 às 15:49
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Quais serão os principais eventos no céu no mês de junho de 2022? Como é de praxe aqui no Hypeness, iremos listar para você, amante da astronomia, que fenômenos astronômicos irão acontecer nas próximas semanas. Bota na agenda e fica de olho no céu!

Junho não será tão animado quando abril e maio, que contaram com chuvas de meteoro eclipsesmas terá superlua e também um incrível alinhamento celeste, além do equinócio de inverno. Vamos para as datas!

Superlua de Morango deve ser vista no dia 14 de junho; nome vem da colheita de frutas nos EUA

No próximo dia 14, os amantes da astronomia poderão observar a “Superlua de Morango”. O nome, segundo a Agência Espacial dos EUA (NASA) vem da época de colheita dessas frutas no hemisfério norte. A Lua estará em seu ponto mais próximo com o nosso planeta. Contudo, isso não mudará muito a visualização do satélite a olho nu.

A partir do dia 16, também será possível ver um raro fenômeno. Por conta das noites mais longas, você vai conseguir observar Mercúrio antes do nascer do Sol. O planeta fica muito próximo da estrela e “desaparece” no meio do brilho, mas ele estará lá durante as alvoradas, bem pertinho de Vênus.

No dia 24, ocorrerá um belo alinhamento entre os planetas supracitados, além de Urano, Lua, Marte, Júpiter e Saturno. O melhor horário para a visualização será por volta das 5 horas da manhã, na direção leste.

Site Stellarium prevê que configuração dos planetas no dia 24 deve ser dessa forma (Foto: Reprodução/Stellarium)

Em 21 de junho, o Sol estará em seu ponto mais ao norte, sendo a noite mais longa do ano, por conta do Equinócio de Inverno. No dia seguinte, nosso satélite estará em fase minguante. Ele estará entre Marte e Júpiter em uma bela conjunção, que poderá ser observada por volta das 2 horas da manhã.

Publicidade

Fotos: © Getty Images Foto 2: Reprodução/Stellarium


Canais Especiais Hypeness