Inspiração

Chef bane ricos que assediaram funcionária e doa o valor que gastaram pra ela

20 • 06 • 2022 às 19:25
Atualizada em 23 • 06 • 2022 às 10:40
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Quando descobriu que uma de suas funcionárias tinha sido destratada por clientes ricos que haviam gastado uma fortuna em seu restaurante, o chef galês Lee Skeet decidiu não só banir o grupo, como doar todo o valor para a funcionária em questão.

Não se tratou, no entanto, de uma quantia qualquer: o abusivo cliente pagou a conta mais cara já consumida no restaurante Cora, localizado em Cardiff, capital do País de Gales, no Reino Unido, em um total de 1.200 libras, equivalentes a mais de 7,5 mil reais – inteiramente doados a jovem funcionária.

O chef galês Lee Skeet, do Restaurante Cora, onde o incidente aconteceu

O chef galês Lee Skeet, do Restaurante Cora, onde o incidente aconteceu

-Denúncias de racismo, assédio e beijo à força atingem açougueiro ‘influencer’ e restaurante badalado

Tratamento abusivo e desrespeito 

Inicialmente, o chef chegou a escrever ao cliente, informando que iria devolver o valor, descontando apenas a gorjeta de Lily, a funcionária que cuida da recepção dos clientes no estabelecimento: não bastasse o terrível tratamento, que incluiu desrespeitos e toques indesejados, o grupo ainda não tinha deixado gorjeta.

“Quero primeiramente agradecer por escolher meu restaurante para seu Jantar essa noite, e compreendo que vocês tiveram a conta mais alta que já cobramos aqui”, escreveu Skeet.

"Eu não estou à caça de likes, só acho que temos que começar a denunciar ricos que acham que podem tratar os outros como lixo", escreveu, no Tweet que compartilhou o email

“Eu não estou à caça de likes, só acho que temos que começar a denunciar ricos que acham que podem tratar os outros como lixo”, escreveu o chef, no Tweet que compartilhou o email

-Estes são os hábitos que mais irritam garçons em restaurantes

“Infelizmente, ao longo da noite, fui informado que que seu grupo se comportou de forma inapropriada com Lily. Ela tem 22 anos e me contou que foi destratada, desrespeitada, tocada de forma indesejada por membros do grupo”, diz.

O email segue: “Passei a última hora de coração partido conversando com ela, me sentindo um patrão de merda e um pai terrível, já que tenho uma filha. Eu gostaria de pedir que vocês nunca mais voltem ao meu restaurante. Lily é mais importante do que qualquer dinheiro”, escreveu o chef, oferecendo o reembolso.

Lily ao lado do chef

Lily ao lado do chef, em foto tirada em momento anterior ao ocorrido

O chef fez questão de compartilhar o comprovante da transferência financeira para a jovem

O chef fez questão de compartilhar o comprovante da transferência financeira para a jovem

-Para agradecer ajuda de Bourdain, dono de restaurante doa lucro para prevenção ao suicídio

Relato nas redes sociais 

Em seguida, porém, conforme relatou em seu Twitter, Skeet decidiu doar o valor para Lily ao invés de devolvê-lo, atitude que foi celebrada por seus seguidores. Após o caso se tornar notícia internacional, o chef – que trabalhou para nomes como Gordon Ramsay e Marcus Wareing antes de abrir seu restaurante – voltou às redes para celebrar a força da jovem.

“Ela falou com confiança e elegância para incontáveis jornalistas sem deixar de cuidar do restaurante com alto nível, enquanto eu só cozinhava. Tudo isso aconteceu por sua classe e integridades, e eu sigo admirado pela jovem mulher que ela é – literalmente uma inspiração para muita gente”, escreveu.

Ambiente do Restaurante Cora, em Cardiff, na capital do País de Gales

Ambiente do Restaurante Cora, em Cardiff, na capital do País de Gales

Publicidade

© fotos 1, 3, 5: Instagram/@cora.restaurant/reprodução

© fotos 2, 4: Twitter/@leeskeet/reprodução


Canais Especiais Hypeness