Sustentabilidade

Como as redes sociais estão matando a árvore mais solitária da Tailândia

24 • 06 • 2022 às 10:16
Atualizada em 28 • 06 • 2022 às 09:02
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

No pequeno pedaço de terra localizado ao largo da costa leste da Tailândia, mais precisamente na na província de Trat, foi apelidada de ‘Koh Khai Hua Roh’, uma árvore cresce em uma ilhota rochosa de apenas alguns metros de diâmetro. Sim, apenas uma árvore que, por muito tempo, foi solitária. Mas isso está mudando. 

O local e, consequentemente, a árvore, estão sendo seriamente ameaçados por hordas de turistas desesperados para tirar uma selfie por lá. Foi o que anunciou a Organização Administrativa Koh Mak Tambon, que liderou uma equipe de repórteres tailandeses a Koh Khai Hua Roh para observar o milagre da natureza, que sobrevive mesmo cercada de água salgada. 

A árvore estava melhor quando não era famosa no Instagram

Eles sabiam que as fotos da árvore solitária compartilhadas nas redes sociais vinham atraindo um número cada vez maior de turistas para a ilha, mas não tinham ideia de quanto dano isso poderia causar. De acordo com a organização, tanto a ilhota quanto a árvore foram seriamente danificadas pelos turistas. Vários pequenos galhos da árvore foram encontrados quebrados, as raízes expostas da árvore pareciam ter sido pisoteadas até o ponto em que a cobertura externa se desprendeu e o tronco parece estar inclinando mais do que há alguns anos.

A ilhota de Koh Khai Hua Roh é tão pequena que só pode acomodar até cinco pessoas por vez, mas as autoridades locais admitem que turistas viciados em selfie às vezes se aglomeram em números muito maiores, com alguns até escalando a árvore frágil. As autoridades locais planejam iniciar uma campanha educacional para ensinar as pessoas a conservar marcos emblemáticos como as árvores mais solitárias da Tailândia, além de medidas mais drásticas, como restringir o número de turistas autorizados a visitar a ilhota e torná-la acessível apenas em determinadas épocas do ano.

Publicidade

Foto: Reprodução / Facebook / Tourism Authority of Thailand



Warning: array_map(): Expected parameter 2 to be an array, bool given in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/publicidade/outbrain.php on line 2

Warning: array_intersect(): Expected parameter 2 to be an array, null given in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/publicidade/outbrain.php on line 11

Canais Especiais Hypeness