Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Muitos amantes de vinho já ouviram falar do decanter ou decantador, mas nem todo mundo tem certeza sobre sua finalidade. Você pode pensar que os decantadores de vinho são um item reservado a sommeliers ou pessoas muito entendidas do assunto, mas esses instrumentos para servir vinho podem levar elevar o nível da degustação e bebida ao máximo. Vem com a gente saber mais sobre o que é um decantador e como funciona o processo da decantação.
Mesmo quem não tem um em casa, já deve ter visto esse recipiente alguma vez na vida. Mas afinal, para que serve esse tal decanter? Como se usa? O sommelier Gustavo Giacchero, do marketplace Wine Trader, ensina como utilizar esse importante acessório do vinho.
Decanter de vinho: o que é, para que serve e como usar
Decantar, significa, livrar um líquido de suas impurezas. Além de desprender as partículas sólidas (borras) que podem ter na bebida, o decanter também enaltece as notas aromáticas e gustativas mais importantes e presentes no vinho. Para iniciantes, as mudanças no líquido podem não ser tão evidentes, mas o sommelier dá detalhes do que acontece ao fazer a passagem da bebida no recipiente. “O álcool que exala na decantação exclui aquela sensação quente que tem na bebida; consequentemente os aromas se tornam mais perceptíveis e por fim, o vinho se torna mais equilibrado”, explica Giacchero.
O procedimento para a utilização correta é simples. Porém, de acordo com Gustavo, é importante seguir as etapas do processo, dos cuidados com a limpeza até a forma de despejar o líquido na taça. “Primeiro, é importante identificar se o decanter está devidamente limpo, sem nenhuma impureza ou poeira; depois devemos tirar a cápsula do gargalo da garrafa, pois sem a mesma, é possível identificar com maior facilidade alguma partícula sólida no vinho ao fazer o ato de decantação”.
Como passo principal, o sommelier orienta a passar o líquido lentamente da garrafa para o acessório, mas com uma dica importante: “o finalzinho da garrafa não deve ir diretamente para o decanter, e sim para uma taça. Caso tenha sedimentos, ficará separado de toda bebida que está dentro do utensílio”.
—Leia também: A videira mais antiga do mundo existe há quase 500 anos
—Site de vinhos lança marca própria e promove arrecadação para ONG de amparo animal
Segundo o sommelier, o decanter é recomendado para vinhos mais encorpados, com uma certa idade de evolução na garrafa e também rótulos que não são filtrados (informação consta no contra-rótulo). Já os vinhos leves e delicados, não são recomendados a serem colocados em decantação.
Na plataforma Wine Trader há um vasto porftólio de vinhos antigos e raros. Alguns rótulos chegam a ter mais de 30 anos, “para decantar estes vinhos, o ideal é deixarmos as garrafas em pé por algumas horas para as partículas sólidas, que certamente teremos nestes vinhos, desçam para o fundo e facilitar nossa decantação” orienta Gustavo.
–Conheça a incrível adega subterrânea com mais de 1,3 milhão de garrafas na Moldávia
Publicidade
Para além de seu sabor forte, picante e distinto, o gengibre é muito mais do que uma espécie de tempero ou...
Os principais elementos da pizza não tem nada a ver com carne: o pão é feito de fermento, água e farinha. O molho...
Paixão mundial e comfort food mais consumida no mundo é impossível achar alguém que não goste de uma boa pizza....
O Império Romano é famoso pelo domínio militar exercido por séculos mundo afora, os imensos avanços...
Uma das grandes marcas do ramo de carnes e embutidos, a Seara inaugurou recentemente sua primeira lanchonete virtual,...
A palavra “Haya” tem origem árabe e significa “Vida”. Tudo a ver com o conceito do restaurante vegano criado...
Foi-se o tempo do leite vindo apenas de animais. Não é de hoje que podemos encontrar inúmeras alternativas...
As panelas são os utensílios mais básicos da cozinha, mas nem todo mundo toma o devido cuidado na hora de escolher...
Muitas famílias ao redor do mundo têm o costume de se reunir para comemorar o natal. Uma festa que fala sobre o amor,...