Gastronomia

Decanter de vinho: o que é, para que serve e como usar

02 • 06 • 2022 às 09:53
Atualizada em 06 • 06 • 2022 às 10:35
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Muitos amantes de vinho já ouviram falar do decanter ou decantador, mas nem todo mundo tem certeza sobre sua finalidade. Você pode pensar que os decantadores de vinho são um item reservado a sommeliers ou pessoas muito entendidas do assunto, mas esses instrumentos para servir vinho podem levar elevar o nível da degustação e bebida ao máximo. Vem com a gente saber mais sobre o que é um decantador e como funciona o processo da decantação.

Mesmo quem não tem um em casa, já deve ter visto esse recipiente alguma vez na vida. Mas afinal, para que serve esse tal decanter? Como se usa? O sommelier Gustavo Giacchero, do marketplace Wine Trader, ensina como utilizar esse importante acessório do vinho.

Decanter de vinho: o que é, para que serve e como usar

Decanter de vinho: o que é, para que serve e como usar

Para que serve um decanter?

Decantar, significa, livrar um líquido de suas impurezas. Além de desprender as partículas sólidas (borras) que podem ter na bebida, o decanter também enaltece as notas aromáticas e gustativas mais importantes e presentes no vinho. Para iniciantes, as mudanças no líquido podem não ser tão evidentes, mas o sommelier dá detalhes do que acontece ao fazer a passagem da bebida no recipiente. “O álcool que exala na decantação exclui aquela sensação quente que tem na bebida; consequentemente os aromas se tornam mais perceptíveis e por fim, o vinho se torna mais equilibrado”, explica Giacchero.

Passo a Passo para usar o Decantador

O procedimento para a utilização correta  é simples. Porém, de acordo com Gustavo,  é importante  seguir as etapas do processo, dos cuidados com a limpeza até a forma de despejar o líquido na taça. “Primeiro, é importante identificar se o decanter está devidamente limpo, sem nenhuma impureza ou poeira; depois devemos tirar a cápsula do gargalo da garrafa, pois sem a mesma, é possível identificar com maior facilidade alguma partícula sólida no vinho ao fazer o ato de decantação”.

Como passo principal, o sommelier orienta a passar o líquido lentamente da garrafa para o acessório, mas com uma dica importante: “o finalzinho da garrafa não deve ir diretamente para o decanter, e sim para uma taça. Caso tenha sedimentos, ficará separado de toda bebida que está dentro do utensílio”.

—Leia também: A videira mais antiga do mundo existe há quase 500 anos

—Site de vinhos lança marca própria e promove arrecadação para ONG de amparo animal

Quais são os vinhos que podem ser decantados?

Segundo o sommelier, o decanter é recomendado para vinhos mais encorpados, com uma certa idade de evolução na garrafa e também rótulos que não são filtrados (informação consta no contra-rótulo). Já os vinhos leves e delicados, não são recomendados a serem colocados em decantação.

Vinhos para decantar

Na plataforma Wine Trader há um vasto porftólio de vinhos  antigos e raros. Alguns rótulos chegam a ter mais de  30 anos, “para decantar estes vinhos, o ideal é deixarmos as garrafas em pé por algumas horas para as partículas sólidas, que certamente teremos nestes vinhos, desçam para o fundo e facilitar nossa decantação” orienta Gustavo.

Conheça a incrível adega subterrânea com mais de 1,3 milhão de garrafas na Moldávia

Publicidade

Foto vinho servido do decanter: Getty Images
Fotos internas: Divulgação/Lucia Paes de Barros Assessoria de Comunicação


Canais Especiais Hypeness