Arte

Desenhos e cadernos em que Picasso ensina sua filha a desenhar estão em exposição em Paris

27 • 06 • 2022 às 19:37
Atualizada em 30 • 06 • 2022 às 10:14
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Rascunhos, cadernos, desenhos, pinturas, dobraduras e até um livro criados por Pablo Picasso para ensinar sua filha a desenhar foram reunidos na exposição Maya Ruiz-Picasso, Daughter Of Pablo (“Filha de Pablo”, em tradução livre). O pintor espanhol costumava se reunir com sua filha, Marie-Thérèse Walter, no final dos anos 1930, especialmente na cozinha do apartamento que viviam, para desenharem juntos: são esses trabalhos em parceria que formam a mostra, em exibição no Museu Picasso, em Paris.

"Maya com um barco", pintado por Picasso em 1938

“Maya com um barco”, pintado por Picasso em 1938

-Obras de Picasso criança e adolescente mostram um artista completamente diferente – e incrível

É a primeira vez que os desenhos, cartas, exercícios e cadernos criados em colaboração entre pai e filho são expostos ao público, através da curadoria mais especial possível: as peças foram descobertas por Diana Widmaier-Ruiz-Picasso, filha de Maya e neta do pintor, enquanto vasculhava acervos familiares. Ao mostrar à mãe, hoje com 87 anos, ela descobriu que boa parte daqueles desenhos foram feitos durante a Segunda Guerra Mundial, quando papeis e lápis tornaram-se itens raros.

Carta do pintor para sua "filha querida Maria"

Carta do pintor para sua “filha querida Maria”, exposta na mostra

-Italiana ganha um Picasso de R$ 6,1 milhões comprando uma rifa de 100 euros

“Às vezes ela desenhava uma coisa, e ele a ensinava a forma correta. Às vezes desenhavam coisas diferentes, ou simplesmente desenhavam um cachorro ou um chapéu”, descreve Diana, que é historiadora da arte e especialistas em arte moderna, e assina a curadoria junto de Emilia Philippot. “Ele ora utilizava toda a página para desenhar uma coisa específica, ora desenhava cenas como de um circo”, detalha a neta de Picasso sobre as peças, feitas em sua maioria entre janeiro de 1938 e outubro de 1939.

Rascunho de pai e filha para desenhar uma maçã

Rascunho de pai e filha para desenhar uma maçã

-Picasso tem obra original queimada para ser transformada em NFT; veja vídeo

María de la Concepción “Maya” Widmaier-Picasso nasceu em Boulogne-Billancourt, na França, em 1935, filha de Pablo com a modelo francesa Marie-Thérèse Walter. Os dois permaneceram casados entre 1927 e o final dos anos 1930, e Maya é a segunda filha do pintor. Tendo dedicado parte de sua vida ao estudo e à preservação das obras do pai, ela foi tema de diversas pinturas realizadas por Picasso.

Um dos diversos animais feitos em origami por Picasso para a Maya

Um dos diversos animais feitos em origami por Picasso para a Maya

As dobraduras de Picasso em uma das salas da exposição no Museu Picasso, em Paris

As dobraduras de Picasso em uma das salas da exposição no Museu Picasso, em Paris

Fotos, gravuras e outras obras ajudam a formar o acervo da mostra

Fotos, gravuras e outras obras ajudam a formar a mostra, ilustrando a relação de pai e filha

-Série fotográfica retrata o dia em que Brigitte Bardot visitou o ateliê de Picasso

Os retratos de Maya pintados por seu pai já formaram o acervo da exposição Picasso and Maya: Father and Daughter (“Pai e filha”, em tradução livre), também com curadoria assinada por Diana, na Galeria Gagosian, em Paris, em 2017. Além dos cadernos e do livro criado por Picasso para ensinar desenho à filha, a nova mostra traz pinturas e fotografias de Maya, além de esculturas e origamis feitas por Picasso para a filha. Maya Ruiz-Picasso, Daughter Of Pablo recebe o público no Museu Picasso até 31 de dezembro de 2022.

Picasso e Maya em Golfe-Juan, entre 1953 e 1954

Picasso e Maya em Golfe-Juan, entre 1953 e 1954

"Maya com boneca e cavalo", pintado por Picasso em 1938

“Maya com boneca e cavalo”, pintado por Picasso em 1938

Publicidade

© fotos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 8: Museu Picasso/divulgação

© foto 7:  Edward Quinn/Museu Picasso/divulgação


Canais Especiais Hypeness